O SANTOS não pôde comemorar com vitória o título da Série B, primeiro rebaixamento de sua história de 112 anos, ao perder para o CRB por 2 x 0 neste domingo (17) na Vila Belmiro, um dia depois de ser campeão por antecipação. O técnico Fabio Carille atribuiu à falta de concentração.
O SANTOS homenageou Pelé, deixando de usar a camisa 10 na Série B, e o jogo de hoje (17) com o CRB foi interrompido aos 10 minutos do 1º tempo pelo árbitro catarinense Ramon Abatti Abel para que o meia Diego Pituca, capitão do time, exibisse aos torcedores, sob aplausos, a camisa 10.
A 10 VOLTOU, estava na camisa dos jogadores, ao voltarem ao gramado, após o jogo, para erguer a taça de campeão da Série B. Pituca resumiu: “Estamos felizes e com a alma lavada”. O capitão santista disse que “a volta à Série A era o maior e mais importante objetivo da temporada”.
O TÉCNICO Fábio Carille, muito vaiado pelos torcedores, disse que “o time entrou desconcentrado, normal pelo título ganho na véspera”, e salientou que “a missão da volta à Série A foi bem cumprida por todos”. Segundo ele, “o título foi apenas a cereja do bolo, que estamos saboreando”.
AMAZONAS E CRB foram os únicos que o Santos não venceu: 0 x 1 em Manaus e 0 x 0 na Vila Belmiro, e 1 x 1 em Maceió e 0 x 2, hoje (17). Os outros sete a vencer o Santos: América, Novorizontino, Operário, Botafogo, Avaí, Chapecoense e Goiás.
O SANTOS teve altos e baixos na campanha, iniciada com cinco vitórias nas seis primeiras rodadas, passando por quatro derrotas consecutivas, que o fizeram sair de líder para 7º, e conseguindo ampla recuperação com a sequência de 10 jogos de invencibilidade.
SANTOS, Mirassol e Novorizontino elevarão a seis os times paulistas na Série A de 2025, e o Bragantino ainda pode ser o 7º. A Ferroviária de Araraquara foi o único a subir para a Série B, enquanto Ponte Preta, Ituano e Guarani desceram para a Série C.
SE VENCER o América Mineiro, 9º, na noite de amanhã (18), em Fortaleza, o Ceará iguala o Sport em pontos (63) e recupera o 4º lugar por mais uma vitória (19 a 18), e ficará com a última vaga da Série A de 2025 se vencer o já rebaixado Guarani, domingo (24), em Campinas.
6º COM 60 PONTOS e 17 vitórias, o Goiás tem chance remota de conseguir a última vaga: além de vencer em casa o Novorizontino, precisa contar com dois tropeços do Ceará e a derrota do Sport, em casa, para o Santos. Todos os jogos da última rodada serão às 18h30 do próximo domingo (24).
Fotos: Raul Baretta / Santos FC