O Vasco estará na Série B pela quarta vez, mas dois de seus jogadores rebaixados em 2020 continuarão na Série A em 2021: o goleiro gaúcho Fernando Miguel, de 36 anos, depois de 125 jogos, desde 2018, foi emprestado até dezembro ao Atlético Goianiense, e o lateral Pikachu, algumas vezes escalado como ponta e meia, desligou-se de vez, após 232 jogos e 38 gols, desde 2016, e acertou com o Fortaleza, terceiro clube da carreira, iniciada em 2012 no Paysandu, de Belém do Pará, onde nasceu.

RENDIMENTO – O Vasco decidiu pelo empréstimo de Fernando Miguel, que tem contrato até dezembro de 2022, por entender que a mudança de ambiente poderá ajudá-lo a se recuperar em 2021, e voltar ao clube com motivação igual à de 2018, quando chegou do Vitória da Bahia. As falhas de Fernando Miguel, com a queda acentuada de rendimento no returno do Brasileiro de 2020, foram determinantes, como nas goleadas consecutivas de 4 x 1, em casa, para o Ceará, e de 4 x 0 para o Grêmio.

MUITO RUIM – A campanha de 2020 do Vasco no Campeonato Brasileiro foi muito ruim e o clube sabe das dificuldades para voltar à Série A em 2022, daí a reestruturação que está tentando em 2021. O time empatou e perdeu mais do que ganhou em 38 jogos: 10 vitórias, 11 empates, 17 derrotas. A média não chegou a 1 gol por jogo, com 37 marcados em 38 jogos, e os 56 gols sofridos em 38 jogos, deixando o saldo negativo de 19 gols, expuseram ainda mais a fragilidade da defesa.

DE SAÍDA – O Vasco pôs em disponibilidade os laterais Henrique e Neto Borges; o zagueiro Werley, e o meia-atacante Lucas Santos, que chegou a despontar como artilheiro do time sub-20, na final da Copa São Paulo de 2019, que o Vasco perdeu nos pênaltis. Há dois problemas-chave a resolver na reestruturação: o de salários acima da média, que tiram o interesse de outros clubes, em alguns que estão no elenco atual, e a falta de recursos para investir e melhorar a qualidade do grupo de 2021.

PRODUÇÃO – O Vasco até acaba de criar uma pesquisa para ouvir sócios e torcedores sobre a forma de novos contratos com os jogadores, algo que há algum tempo já havia sido pensado no futebol, com base em outros setores de atividade. O clube planeja contrato com salário-base e adicionais de acordo com a produção do profissional. Os primeiros percentuais revelam 95,46% favoráveis, com quase cinco mil votos, e apenas 4,54% contrários, com pouco mais de 200 votos.

O RISCO – Depois de anunciar o lateral Zeca, de 26 anos, e o zagueiro Ernando, de 32 anos, que estavam no Bahia, e o meia Marquinhos Gabriel, de 30 anos, com passagens pelo Cruzeiro, Palmeiras, Corinthians, Athletico Paranaense, Bahia e Al-Nassr, da Arábia Saudita, o Vasco aumenta a lista com Morato, atacante de 28 anos, que não se manteve titular no Bragantino, após só dois gols em 35 jogos no início de 2020. É preciso avaliar bem, para não correr o risco de trocar seis por meia dúzia.

Foto: Pinterest