MAIS DE 40 MIL TORCEDORES vibraram e aplaudiram o time do São Paulo, após a vitória por 3 x 0 sobre o América Mineiro, na estreia do técnico Dorival Junior, na noite deste sábado (22), no estádio do Morumbi. Três atacantes marcaram os gols – Luciano, Calleri e Marcos Paulo -, mas o goleiro Rafael foi o destaque, com quatro superdefesas, quando o América mais pressionou, tentando o empate na volta do intervalo.

O SAO PAULO desfez o esquema com três zagueiros, adotado na estreia, quando perdeu para o Botafogo por 2 x 1, no Rio, e o técnico Dorival Junior utilizou o 4-4-2, o que aumentou o rendimento da equipe, que também finalizou mais. O gol do 1º tempo foi do atacante goiano Luciano, de 29 anos, artilheiro da Copa do Brasil de 2019 pelo Fluminense e do Campeonato Brasileiro de 2020 pelo São Paulo, onde não vinha rendendo bem nos últimos jogos.

NA VOLTA DO INTERVALO, o América Mineiro tentou empatar, pressionou forte, mas parou nas excelentes defesas de Rafael, de 33 anos, titular desde janeiro, quando chegou do Atlético, tricampeão mineiro. Formado na base do Cruzeiro, ganhou seis títulos. O argentino Calleri, de 29 anos, dedicou o 2º gol, que marcou aos 37, e a vitória, a Rogerio Ceni: “Foi um pai que tive no São Paulo. Sempre me dispensou atenção e sempre me estimulou muito. Sou reconhecido e grato”.

O 3º GOL, AOS 48 MINUTOS, foi de Marcos Paulo, atacante de 22 anos, natural de São Gonçalo, município do Rio de Janeiro, emprestado pelo Real Madrid. Revelado na escolinha de Xerém, é da mesma geração de André, Martinelli, Luis Henrique e João Pedro, hoje no inglês Watford. Ele teve problemas na base do Fluminense e também com Rogerio Ceni. Saiu do Atlético de Madrid sem ter jogado: “Não serve, não tem intensidade” – disse o técnico Diego Simeone.

O PÚBLICO PAGANTE de São Paulo 3 x 0 América Mineiro – 41.006 -superou em 4.937 o de Fluminense 3 x 0 Athletico Paranaense, tornando-se o terceiro maior das duas primeiras rodadas do Brasileiro de 2023. A renda do Morumbi – R$1.554.942,00 – também foi superior à do Maracanã: 1.496.496,50. A torcida do São Paulo estendeu um bandeirão na arquibancada com a foto de Rogerio Ceni, homenageando o recordista de jogos e ídolo eterno de 25 anos no clube.

O SÃO PAULO DA ESTREIA VITORIOSA de Dorival Junior: Rafael, Raí Ramos, Arboleda, Beraldo e Patrick (Caio); Luan (Gabriel Neves), Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Alisson) e Michael Araújo (Wellington Rato); Luciano (Marcos Paulo) e Calleri. O São Paulo será visitante na 3ª rodada com o Coritiba, mas antes decidirá a vaga com o Ituano nas oitavas de final da Copa do Brasil, no estádio Novelli Jr, em Itu, 3ª feira (25), depois de 0 x 0 no jogo de ida no Morumbi.

O AMÉRICA MINEIRO, do técnico paulista Vagner Mancini, é o pior time das duas primeiras rodadas, com duas derrotas por 3 x 0, para o Fluminense e o São Paulo, e sem nenhum gol marcado. Voltará a ser visitante na 3ª rodada com o Santos, na Vila Belmiro, mas 3ª feira (27), recebe o Nova Iguaçu na Arena Independência, em Belo Horizonte, pela 3ª fase da Copa do Brasil, depois de vencer por 2 x 1, em Volta Redonda, o que lhe dá a vantagem do empate.

Foto: São Paulo FC,