Gazeta Esportiva

Com os 5 x 1 deste sábado (26), no Signal Iduna Park, sobre o Hannover, o Borussia Dortmund ampliou para nove pontos a vantagem sobre o Bayern Munique (48 a 39), obrigando o vice-lider e hexacampeão a vencer o Stuttgart, antepenúltimo com 14 pontos, na tarde deste domingo (27), na Arena Munique, para reduzir a diferença a seis pontos. Mesmo com amplo domínio, o Borussia Dortmund só conseguiu 1 x 0 no primeiro tempo, com o gol do lateral marroquino Achraf Hakimi, aos 24 minutos.

GOL DO HERÓI – Na volta do intervalo, o atacante Mario Gotze, 26 anos, tratado como herói pelos torcedores alemães por ter feito o gol do quarto título mundial, em 2014, no Maracanã, sobre a Argentina (1 x 0, na prorrogação), marcou o terceiro gol, dois minutos após outro alemão, Marco Reus, ter feito 2 x 0. Foi do meia franco-português Raphael Guerreiro o terceiro gol, e o volante belga Axel Witsel, comprado do chinês Tianjin Quanjian, por 20 milhões de euros, fechou a goleada de 5 x 0 do líder alemão. O meia Marvin Bakalorz fez o gol do Hannover.

NA FILA – Dirigido pelo ex-meia suíço Lucien Favre, 61 anos, que teve carreira de 309 jogos e 72 gols, entre 76 e 91, o Borussia Dortmund está na fila desde 2011-12, quando foi bicampeão alemão. Líder com 48 pontos após a décima quinta vitória, o time passou a ter o ataque mais positivo (50), ao derrotar o Hannover, penúltimo com 11 pontos, que sofreu a décima segunda derrota e tem o saldo negativo de 23 gols, com 18 marcados e 41 sofridos.

HEXACAMPEÃO – O Bayern é franco favorito neste domingo (27), ao receber o Stuttgart, penúltimo e em queda livre, após ter sido sétimo no campeonato anterior. O Stuttgart só ganhou quatro dos dezoito jogos e sofreu doze derrotas, além de ter uma das defesas mais vazadas (38) e um dos piores ataques (14). O Bayern tenta o heptacampeonato, dirigido pelo croata Niko Kovac, 47 anos, ex-meio-campo e técnico da seleção que participou da Copa de 2014 no Brasil.

150 MILHÕES – O Bayern confirmou a compra do lateral-direito Benjamin Pavard, 22 anos, autor do gol que a Fifa escolheu como o mais bonito da Copa de 2018, marcado de fora da área, na vitória da França sobre a Argentina. Ele joga no Stuttgart, por sinal adversário deste domingo (27) do Bayern, que pagou 35 milhões de euros (150 milhões de reais) e o terá a partir de junho. O Bayern é o recordista de campeonatos alemães com 28 títulos, que vem acumulando desde 2012-2013.