Escolha uma Página

Com mais de três anos de antecedência, a FIFA apresentou ontem (3) o logo da vigésima primeira Copa do Mundo, a ser disputada de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022, no Catar, país de quase dois milhões de  habitantes, um dos raros do mundo onde os cidadãos não pagam imposto. A capital é Doha, na costa do Golfo Pérsico, norte do país.

AS CURVAS do logo da Copa do Mundo de 2022 remetem às ondulações das dunas do deserto, um dos símbolos do Catar, e o loop (aro ou laço, em inglês), dentro do emblema que faz referência ao número 8, representa os oito supermodernos estádios, todos com ar condicionado, que sediarão a Copa, além de ser também uma alusão ao infinito.

ÚLTIMA DAS 10 – Disputada pela primeira vez com 13 seleções em 1930 no Uruguai, a Copa do Mundo passou a 16 e a 24, até chegar em 1982 a 32 seleções. Em 2022 será a última das 10 Copas com 32. A partir de 2026, a Copa terá duas novidades ao mesmo tempo: será a primeira com 48 seleções e em três países: Canadá, Estados Unidos e México, que se tornará o primeiro a sediar mais Copas (1970, 1986 e 2022).

BOM ACRESCENTAR: a terceira novidade será o período de disputa da Copa do Mundo de 2022. Pela primeira vez, no final do ano, de vez que em junho e julho, meses em que sempre foi realizada, desde a primeira em 1930, o calor no Catar passa dos 40 graus. Também por isso, os oito estádios terão ar condicionado.

55 SELEÇÕES da Europa disputarão 13 vagas diretas, mais que o triplo das vagas diretas (4) da América do Sul, cuja quinta vaga será decidida na repescagem com uma seleção da Ásia. Europa e América do Sul são os continentes com mais vagas na Copa do Mundo.

SOB SUSPEITA – A Copa do Mundo de 2022 foi a única das 22 Copas desde 1930, sob suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro, em investigação aberta por promotores federais suíços. Mas, o italiano Domenico Scala, representante dos auditores da FIFA, disse nada ter sido comprovado.

O PRIMEIRO – Livre da suspeita, o Catar quer ser a primeira nação do Oriente Médio a aproximar os mundos ocidentais e orientais. Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do mar Mediterrâneo.

Foto: Divulgação