CNN Internacional

Com os dois gols da virada (4 x 3) deste sábado (19) sobre o Crystal Palace, de Londres, o egipcio Mohamed Salah – pela segunda temporada, melhor jogador africano do Campeonato Inglês – assumiu a artilharia isolada com 16, superando Harry Kane, do Tottenham, e Aubameyang, do Arsenal, com 14. Salah foi ovacionado pelos torcedores do Liverpool, time do técnico alemão Jurgen Klopp, que segue lider com 60 pontos em 23 rodadas.

SUSTO – O Liverpool dominou o primeiro tempo, mas não conseguiu converter as boas chances que criou, além de ter parado em grandes defesas do veterano Julián Speroni, goleiro argentino de 39 anos – jogador mais velho do campeonato -, 1,86m, que chegou hoje ao jogo 317 pelo Crystal Palace, desde que o time voltou à Série A em 2004. O meia inglês Townsend fez o gol único do primeiro tempo, assustando os torcedores no Anfield Road, em Liverpool.

Roberto Firmino / John Powell/Liverpool FC via Getty Images

SALAH – Na volta do intervalo, o líder se impôs e fez a virada em oito minutos, com os gols de Salah e do alagoano Firmino, atacante da seleção brasileira. O Crystal Palace empatou com Tomkins, mas Salah marcou seu segundo gol (3 x 2) e Mané fez o quarto. Só no minuto final, os visitantes marcaram o terceiro gol com O’Neil. 4 x 3 também foi o placar da vitória do Wolverhampton sobre o Leicester, próximo adversário do Liverpool, dia 30. O sábado registrou 27 gols em 8 jogos na Inglaterra.

BRASILEIROS – O meia Bernard, ex-Shakhtar (Ucrânia), e o atacante Richarlison, ex-Fluminense, tiveram atuação apagada na derrota (2 x 0) do Everton para o Southampton, e foram substituídos no início do segundo tempo. O time de Liverpool só conseguiu o gol nos acréscimos, em jogada do islandês Sigurdsson. Um sábado muito ruim para os azuis do Everton FC.

SEIS EM SEIS – Desde que substituiu o português José Mourinho, o ex-atacante norueguês Gunnar Solskjaer conseguiu neste sábado (19) a sexta vitória consecutiva em seis jogos como técnico do Manchester United, feito inédito na Premier League. Os torcedores estão felizes com a subida do time, que chegou aos 44 pontos e terminou a rodada em quinto lugar. Paul Pogba e Marcus Rashford fizeram os gols sobre o Brighton FC, que só diminuiu no final com o gol de Pascal Gross.

CLÁSSICO – No Emirates Stadium, em Londres, o Arsenal FC, do técnico espanhol Unai Emery, venceu (2 x 0) o Chelsea FC, do técnico italiano Maurizio Sarri, que criticou duramente os jogadores após a derrota no clássico da capital inglesa. O Arsenal, sem brasileiro no time, já saiu para o intervalo com o jogo definido, com os gols dos franceses Alexandre Lacazette e Laurent Koscielny. No Chelsea, só o meia Willian, da seleção brasileira, foi substituído. David Luiz e Jorginho atuaram até o final.

FAVORITO – O vice-lider Manchester City, do técnico espanhol Pep Guardiola, é favorito absoluto do jogo deste domingo (20), fora de casa, com o Huddersfield, último colocado, no John Smith Stadium. O City tem 53 pontos e deve manter a diferença de quatro para o lider Liverpool, que chegou aos 60, ao vencer (4 x 3) o Crystal Palace.

NO OUTRO JOGO deste domingo (20), o Tottenham de Londres, terceiro com 48 pontos, também é favorito, mesmo fora de casa, diante do Fulham FC, penúltimo com 14 derrotas, no estádio Craven Cottage, às margens do Rio Tâmisa, em Fulham, bairro de Londres. O Fulham é o mais antigo dos clubes que participam do Campeonato Inglês, fundado em 16 de agosto de 1879, e a lotação de 25 mil lugares de seu estádio, um dos mais modernos do Reino Unido, é sempre garantida em todos os jogos.