Foto: site cmjornal.pt
A tarde da última segunda-feira (29) de outubro de 2018 foi marcante pela emoção e o choro de despedida do dono do Leicester City FC, Vichai Srivaddhanaprabha, sobrenome que quer dizer, em tailandês, Luz da Glória em marcha. Vichi e mais quatro ocupantes do helicóptero, que usava para ir aos jogos do time, morreram após o empate (1 x 1) do último sábado (27), com o West Ham, no local onde costumava pousar e decolar.
Aiyawatt, filho de Vichai e vice-presidente do clube, entrou em campo acompanhado da esposa Aimon, com um ramo de flores, para a despedida dos jogadores, que já os esperavam no centro do gramado do King Power Stadium. Entre os mais emocionados e que não pararam de chorar, o goleiro dinamarquês Kasper Schmmeichel, 31 anos, 1,88m, no clube desde 2011 e quase 300 jogos, e o artilheiro inglês Jamie Vardy, 31 anos, no clube desde 2012 (241 jogos, 94 gols).
O TÉCNICO italiano Claudio Ranieri, que dia 20 fez 67 anos, dirigia o Leicester City FC quando o time ganhou o único título de campeão inglês. Ex-zagueiro da Roma, nos anos 70 e torcedor apaixonado do clube da capital da Itália, Ranieri também se emocionou muito na solenidade da tarde desta segunda-feira, no gramado do King Power Stadium. Ele dirigiu o Leicester de 2015 a 2017. Desde então, não teve convite de outro clube.
FERVOROSO – Vichi era uma pessoa que mantinha hábitos, tipo o de chegar e sair de helicóptero dos jogos do Leicester City FC, e de apoiar causas nobres. Como budista fervoroso, levou monges da Tailândia ao clube para contatos com os jogadores, transmitindo-lhes confiança e muita fé. Tornou-se multimilionário após iniciar pequeno negócio, em 1989, em loja de duty free, no aeroporto de Bangkoc, capital da Tailândia, onde nasceu, único país do sudeste da Ásia não colonizado por europeus.
HOSPITAL – Entre as muitas doações, Vichai Srivaddhanaprabha destinou 2.500 mil libras – moeda mais forte do mundo – para a construção de um hospital infantil em Leicester, pouco depois de comprar o clube, em 2010, que passou a ser uma de suas paixões. O Leicester City FC foi campeão inglês pela única vez, em sua história de 134 anos, na temporada 2015-2016, com 23 vitórias, 12 empates e só 3 derrotas, após quase ter sido rebaixamento na temporada anterior.
PASTEL e CERVEJA – Um dos gestos mais marcantes de Vichi, na festa de seus 60 anos, em 2017, foi o de ter convidado todos os torcedores do Leicester City FC, e de oferecer, a cada um, pastel tailandês e cerveja para comemorar. A festa foi ao ar livre, e ele resumiu: “É o aniversário mais feliz da minha vida”.