O BARCELONA perdeu a invencibilidade no sábado para o Osasuna (4 x 2), mas manteve a liderança com o empate quente deste domingo (29) entre Atlético de Madrid e Real Madrid (1 x 1), em que o clássico foi paralisado por 20 minutos, com os jogadores no vestiário, por decisão do árbitro.

APÓS O GOL do Real Madrid, marcado de voleio pelo zagueiro brasileiro Militão, aos 14 minutos do 2º tempo, torcedores que estavam atrás do gol, jogaram vários objetos na direção do goleiro belga Courtois, do Real Madrid, que mostrou dois isqueiros ao árbitro Mateo Busquets Ferrer.

COMO A TENSÃO aumentava no estádio Cívitas Metropolitano, com 70 mil torcedores exaltados, o árbitro suspendeu o jogo por 20 minutos e mandou que os jogadores fossem para os vestiários. A situação só se acalmou após os pedidos feitos através do serviço de som.

O ATLÉTICO jogou com 10 desde os nove minutos do 2º tempo, quando o meia Marcos Llorente foi expulso, com vermelho direto, por falta duríssima em Fran Garcia, que entrara no lugar de Rodrygo. Mas, ainda assim, empatou aos 55 minutos com o atacante argentino Ángel Correa.

O ESTÁDIO poderá ser fechado parcialmente, com o Atlético de Madrid perdendo vários mandos de campo e tendo que pagar multa de 6 mil a 18 mil euros. O técnico argentino Diego Simeone, de 54 anos, desde 2011 no comando do Atlético, foi dos que mais tentaram conter as hostilidades.

TUDO COMEÇOU quando o goleiro do Real Madrid comemorou o gol. Courtois, de 32 anos, foi do Atlético de 2011 a 2014, e embora tenha saído há 10 anos, os torcedores não o perdoam por ter ido para o maior rival da capital, depois que terminou o empréstimo do londrino Chelsea.

O BARCELONA LIDERA com 21 pontos, 7 vitórias, 1 derrota, saldo de 16 gols (25 a 9). O vice-líder Real Madrid tem 18 pontos, 5 vitórias, 3 empates, saldo de 11 gols (17 a 6), e o Atlético, 3º, 16 pontos, 4 vitórias, 4 empates, saldo de 8 gols (12 a 4).

4ª FEIRA (2), na 2ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Atlético visitará o Benfica, no Estádio da Luz, em Lisboa, e o Real Madrid irá ao Norte da França para o jogo com o Lille, no estádio Pierry Maurois. O Barcelona receberá o suíço Young Boys, 3ª (1), no estádio de Montjuic.

Foto: Getty Image / Gazeta Esportiva / Divulgação