Foi surpreendente o jogo que encerrou a vigésima quinta rodada do Campeonato Português, na noite desta segunda (11), no estádio da Luz, em Lisboa, onde o Benfica chegou aos 2 x 0 e cedeu o empate ao Belenenses em dois minutos, recolocando o Porto, em pontos (60) em condições de igualdade, embora se mantendo líder pela apreciável vantagem de 10 gols no saldo (45 a 35). A vigésima vitória do Benfica parecia certa, mas o time acabou ficando no terceiro empate.
ERROS COLOSSAIS – Em sua edição online, A BOLA – o mais prestigioso jornal esportivo do país – ressalta: “Dois erros colossais deixam Águias (como o Benfica é chamado) e Dragões (tratamento dado ao Porto) lado a lado”, referindo-se às falhas do goleiro grego Odisseas Vlachodimos, que só ficou olhando a cobrança de falta, bem de longe, do atacante Kikas, dois minutos depois de Ruben Dias atrasar mal a bola para o meia Diogo Viana fazer o primeiro gol do Belenenses.
EM 15 MINUTOS – Depois de um primeiro tempo com poucas chances, Benfica e Belenenses fizeram quatro gols em 15 minutos na volta do intervalo. O brasileiro Jonas, de 34 anos, estrangeiro com mais gols na história do Benfica, abriu o placar aos 10, com assistência de André Almeida, e foi mantido até o fim pelo técnico Bruno Lage, que o elogiou muito. Dez minutos depois, o meia grego Andreas Samaris fez o segundo gol do Benfica aos 20 e o jogo parecia definido pela superioridade dos líderes.
DEPOIS DE NOVE rodadas para desfazer a vantagem de sete pontos do Porto e assumir a liderança, o Benfica acabou pagando, e muito caro, pelos erros infantis. Os arquirrivais estão agora igualados em pontos (60). O Benfica com 19 vitórias, 3 empates, 3 derrotas, 68 gols a favor e 23 contra (saldo 45), e o Porto com 19 vitórias, 3 empates, 3 derrotas, 50 gols a favor e 15 contra (saldo 35). Na sexta (8), o Porto ganhou (2 x 1, de virada), fora de casa, do Feirense, último colocado com 14 pontos e só duas vitórias.
27 FALTAS – Benfica 2 x 2 Belenenses registrou 27 faltas, 15 cometidas pelo Belenenses, que também teve três jogadores advertidos com cartões amarelos pelo árbitro João Capela, de 44 anos, que apita desde 1996. O técnico lisboeta Jorge Silas, de 42 anos, que comanda o Belenenses irritou-se quando perguntado se as falhas do Benfica evitaram a derrota do seu time: “De nada vale uma equipe falhar se a outra não tiver competência para aproveitar” – respondeu no ato.
VIDEO NO VESTIÁRIO – Os jogadores do Belenenses comemoram muito o empate e gravaram um video, veiculado em seguida nas redes sociais do clube. A BOLA dedicou matéria especial com o título “A festa dos azuis no balneário da Luz”. (Em Portugal, vestiário é chamado de balneário). O meia Gonçalo Silva, de 25 anos, capitão do time, gravou: “Quando falarem de superação, de entrega, de ambição…nunca se esqueçam de nós”.