Não foi boa a estreia da Espanha nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, na noite de ontem (25), no estádio Nuevo Los Carmenes, na cidade de Granada, e o próprio técnico Luis Enrique Martinez, de 50 anos, meia campeão no Barcelona e no Real Madrid, resumiu: “Faltou-nos inspiração para criar mais”. A Espanha fez 1 x 0 no primeiro tempo, mas cedeu o empate, no único chute que a Grécia deu em gol, em cobrança de pênalti.
BELO GOL – Um minuto depois de o meia Dani Olmo, de 22 anos, do alemão Leipzig, acertar o travessão, o volante Koke, do Atlético de Madrid, fez lindo lançamento para Alvaro Morata, de 28 anos, da Juventus, emprestado pelo Atlético de Madrid, matar no peito, e sem deixar a bola cair, mandar bem de canhota, sem defesa para o goleiro Vlachodimos, que perdeu a titularidade no Benfica para o mineiro Helton Leite, ex-Botafogo. Foi o décimo nono gol de Morata em 37 jogos pela seleção.
PÊNALTI – A Grécia empatou aos 11 do segundo tempo, graças à imprudência do zagueiro Iñigo Martinez, de 29 anos, do Atlético de Bilbao, que cometeu pênalti com falta dura, de sola, na perna do ala Masouras, do Olympiacos. Na cobrança, o atacante Bakasetas, de 27 anos, que joga no Trabzonspor da Turquia, bateu forte e fora do alcance do goleiro Unai Simon, de 23 anos, 1,90m, do Atlético de Bilbao, que a cada jogo vai confirmando a titularidade.
GOLEADA – Em seu último jogo sob a direção de Luis Enrique, que pediu licença, devido à morte da filha, a Espanha havia goleado (6 x 0) a Alemanha, em Sevilha, em jogo da Liga das Nações, dia 17 de novembro de 2020. O jornal Marca, em sua edição desta sexta (26), critica o 1 x 1 com a Grécia e estabelece a comparação: “Essa não foi a Espanha dos 6 x 0”. Há receio de que a Espanha, campeã pela única vez em 2010, não consiga disputar a décima sexta Copa de sua história.
INGLATERRA 5 x 0 – No mítico Wembley, estádio onde quase sempre se impõe, a Inglaterra aproveitou a fragilidade da seleção de San Marino para golear (5 x 0), com James Ward- Prowse, meia de 26 anos do Southampton, marcando o primeiro gol pela seleção. O atacante Calvert-Lewin, de 24 anos, do Everton, fez dois gols; o ponta Raheem Sterling, de 26 anos, do Manchester City, e o atacante Ollie Watkins, de 25 anos, do Aston Villa, completaram a goleada.
LEWANDOWSKI – No primeiro jogo, após ser recebido no palácio presidencial de Varsóvia, onde foi condecorado, o artilheiro Robert Lewandowski fez o gol que livrou a Polônia da derrota na estreia das eliminatórias, ontem (25), na Arena Puskas, em Budapeste. A Hungria vencia por 3 x 2, quando ele marcou a oito minutos do final, dentro do seu melhor estilo oportunista.
IBRAHIMOVIC – Na volta à seleção da Suécia, depois de cinco anos, o artilheiro Ibrahimovic, de 39 anos, teve desempenho discreto, mas deu assistência precisa para o meia Viktor Claesson, de 29 anos, do Krasnodar, da Rússia, marcar aos 35 do primeiro tempo, o gol da vitória (1 x 0) sobre a seleção da Geórgia. O jogo foi no estádio de Solna, ao Norte da capital Estocolmo, onde em 29 de junho de 1958 o Brasil ganhou pela primeira vez a Copa do Mundo com 5 x 2 na Suécia.
(Foto: JORGE GUERRERO / AFP)