DÉCIMO-QUARTO entre os 20 do Campeonato Espanhol, com saldo negativo de 13 gols (29 a 42), o técnico argentino Jorge Sampaoli, de 63 anos, foi demitido nesta 3ª feira (21) pelo Sevilha, que o havia contratado em outubro de 2022. O clube deixou claro que “a demissão foi por não ter conseguido melhorar o rendimento do time”.
SAMPAOLI foi demitido dois dias após a 12ª derrota do Sevilha, domingo (19), fora de casa, por 2 x 0 para o Getafe, uma posição e um ponto acima (13º com 29), e depois de ser eliminado na semifinal da Copa do Rei da Espanha pelo Osasuna, 9º no campeonato, por 2 x 1. Faltam 12 rodadas para o final de La Liga 2022-2023.
O SEVILHA agiu rápido e acertou com o técnico espanhol José Luis Mendilibar, ex-meia de 62 anos, que estava sem clube desde 4 de abril de 2022, quando foi demitido do Alavés, após dirigir o Athletico Bilbao e o Valladolid. O campeonato recomeça dia 31 e o Sevilha fará jogo de seis pontos com o Cadiz, 15º com 28.
CRUZEIRO CONTRATA PORTUGUÊS
HORAS DEPOIS de anunciar a demissão do uruguaio Paulo Pezzolano, que dirigiu o time em 65 jogos – 38 vitórias, 15 derrotas, 12 empates -, o Cruzeiro acertou a contratação de Pedro Miguel Filipe, o Pepa, ex- Al Tai, da Arábia Saudita, que será o oitavo técnico português na Série A do Brasileiro de 2023.
O CRUZEIRO contratou Pezzolano em janeiro de 2022 e em setembro ele recolocou a equipe na Série A do Brasileiro de 2023, com sete rodadas de antecedência, recorde na Série B por pontos corridos. O técnico foi demitido 2ª feira (20), eliminado das finais do Mineiro com duas derrotas para o América, que vai decidir com o Atlético.
O TÉCNICO PORTUGUÊS Pepa, de 42 anos, terá dois assistentes, Samuel Corrêa, de 42, e Hugo Silva, de 32 anos; o preparador físico Pedro Oliveira, de 29 anos, e o analista de desempenho Pedro Moreira, de 31. Pepa é natural de Torres Novas, distrito de Santarém, região do Baixo Tejo.
OS OITO TÉCNICOS portugueses na direção das equipes da Série A do Brasileiro, a ser iniciado em 15 de abril, são Abel Ferreira (Palmeiras), Vitor Pereira (Flamengo), Luis Castro (Botafogo), Antonio Oliveira (Coritiba), Renato Paiva (Bahia), Ivo Vieira (Cuiabá) e Pedro Caixinha (Bragantino), que perdeu a semifinal do Paulista para o Água Santa.
NEM BEM SAIU do Cruzeiro, Paulo Pezzolano já está sendo cogitado no São Paulo, onde o técnico Rogerio Ceni entrou em rota de colisão com alguns jogadores. O ambiente ficou pesado para o ex-goleiro, ídolo e recordista de jogos pelo São Paulo, que ainda não se pronunciou sobre a possível saída de Ceni.
Fotos: 90 min e Metrópoles