A ESPANHA VENCEU A ITÁLIA por 2 x 1, na noite desta 5ª feira (15) no estádio De Grolsche Veste, em Enschede, na Holanda, e decidirá domingo (18), pela segunda vez consecutiva, a Liga das Nações com a Croácia, eliminou a Holanda por 4 x 2. É a terceira edição do torneio, disputado de dois em dois anos, ganho em 2018-19 por Portugal, com 3 x 1 na Holanda, e em 2020-21 pela França, com 2 x 1 na Espanha. Holanda e Itália decidirão o terceiro lugar.

A ESPANHA abriu o placar logo aos 3 minutos com Yeremy Pino, atacante de 20 anos do Villarreal, aproveitando falha do experiente zagueiro Leonardo Bonucci, de 36 anos, da Juventus de Turim. A Itália empatou aos 11, com o artilheiro Ciro Immobile, de 33 anos, da Lazio de Roma, convertendo pênalti com a mão do zagueiro Robin Le Normand, francês de 26 anos, da Real Sociedad, que se naturalizou espanhol por falta de chance na seleção francesa.

O GOL DA VITÓRIA FOI DE JOSELU, atacante do Espanyol de Barcelona, desviando na pequena área o chute do volante Rodrigo, da meia-lua, aos 43 minutos do 2º tempo. Joselu é apelido de José Luis Sanmartin Mato, de 33 anos, nascido em Stuttgart, na Alemanha, onde estudou quatro anos, voltando com os pais à Espanha. Iniciou no Celta de Vigo e foi campeão espanhol de 2011-12 no Real Madrid, que o emprestou a clubes da Alemanha e da Inglaterra.

O LATERAL JESUS NAVAS, desde 2017 no Sevilha, tornou-se o mais velho a jogar pela Espanha, ao completar 47 jogos nesta 5ª feira (15), desde a estreia, em 14 de novembro de 2019, na vitória sobre a Argentina no então estádio Vicente Calderon, hoje Cívitas Metropolitanos, do Atlético de Madrid. Navas fará 38 anos em 21 de novembro e superou o recorde do meia Luis Suarez, do La Coruña, que aos 36 anos e 11 meses fez o último jogo pela seleção em 1972.

ESPANHA 2 x 1 ITÁLIA registrou 28.500 pagantes, em jogo com 22 graus no estádio De Grolsch Veste, do FC Twente, de Enschede, cidade de 190 mil habitantes do leste da Holanda, a 4 km da fronteira com a Alemanha. O árbitro esloveno Slavko Vincic, de 43 anos, Fifa desde 2010, com atuação segura, marcou 32 faltas (24 da Espanha), e advertiu com cartão amarelo, Zaniolo e Ciro Immobile, e os espanhóis Gavi, Alvaro Morata e o capitão Jordi Alba.

ESPANHA – Unai Simon, Jesus Navas, Robin Le Normand, Laporte e Jordi Alba (cap); Rodrigo, Merino (Fabian), Gavi Canales) e Rodrigo Moreno (Marco Asensio); Yeremy (Ansu Fati) e Alvaro Morata (Joselu), a seleção do técnico Luis de la Fuente, ex-lateral-esquerdo de 61 anos. Rodrigo Moreno, carioca de 32 anos, joga na Espanha desde 2005 e é filho do ex-lateral Adalberto, campeão carioca de 86, com 183 jogos pelo Flamengo, entre 1983 e 1989.

ALÉM DA VITÓRIA DA SELEÇÃO, os jornais espanhóis destacam nesta 5ª feira (15), que o técnico Josep Guardiola compartilhou o prêmio de 750 mil libras, moeda mais valorizada do mundo, do Manchester City, com os funcionários do clube, da limpeza à segurança, cuja importância em seu trabalho sempre destacou. O valor corresponde a R$4.700 mil. Guardiola é respeitado e admirado, desde o primeiro dia em que pôs os pés no Manchester City.

GUARDIOLA, primeiro estrangeiro a ganhar a Tríplice Coroa – Premier League, Copa da Inglaterra e Champions – iniciará 2023-24 tentando o 1º título da temporada, o da Supercopa da Inglaterra. Como ganhou o Campeonato e a Copa, vai decidir com o vice-campeão, Arsenal de Londres, no primeiro domingo (6) de agosto, no estádio de Wembley. Cinco dias depois, o City estreia na Premier 2023-24 com o Burnley FC, no estádio Turf Moor, a 47 km de Manchester.

Foto: Divulgação/Seleção da Espanha , Christof Koepsel/Getty