COM O 1º GOL EM SÃO JANUÁRIO, marcado de cabeça pelo estreante argentino Pablo Vegetti, aos 34 minutos do 2º tempo, o Vasco venceu o Grêmio na tarde deste domingo (6) por 1 x 0, placar igual ao da última vitória, na 12ª rodada, no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, na noite da 2ª feira, 26 de junho. Desde então, o Vasco acumulava quatro derrotas, três sem fazer gol e não conseguia sair da última colocação do Campeonato Brasileiro.
PELOS MÉRITOS DA BOA ATUAÇÃO, principalmente mais consistente na defesa, o Vasco subiu uma posição e terminou a 18ª rodada em 19º, com mais 2 pontos que o América Mineiro, último com 10 pontos, com quem terá jogo atrasado da 15ª rodada, como visitante. O técnico argentino Ramon Diaz, de 63 anos, destacou “o empenho, a dedicação e a disciplina tática dos jogadores”, acrescentando: “Eles vinham se esforçando muito para voltar a vencer”.
O VASCO TERMINOU O TURNO com a segunda vitória como mandante; o empate com o Palmeiras (2 x 2) e a goleada que sofreu do Flamengo (4 x 1) no Maracanã, e as cinco derrotas que sofreu, sem fazer gol, em São Januário: 1 x 0 para Bahia, Santos, Goiás e Cruzeiro, e 2 x 0 para o Athletico Paranaense. O Vasco terminará o turno 2ª feira (14), em Bragança Paulista, com o Bragantino, que subiu à 5ª posição, empatado em 31 pontos com Palmeiras (4º) e Fluminense (3º).
O VASCO DAS PAZES COM A VITÓRIA – Leo Jardim, Robson (Miranda), Zé Gabriel, Leo e Lucas Piton; Medel, Paulinho e Praxedes (Marlon); Orellano (Erick Marcus), Sebastián Ferreira (Pablo Vegetti) e Gabriel Pec. O Vasco iniciou bem o mês dos seus 125 anos de fundação (21/8/1898), e quer terminar o turno, da mesma maneira como iniciou como visitante, ao vencer o Atlético por 2 x 1 no Mineirão.
NA ABERTURA DO RETURNO, dia 20, véspera de seu aniversário, o Vasco espera que São Januário esteja liberado ao público para o jogo da 20ª rodada com o Atlético Mineiro, no que poderá ser o sétimo jogo do atual campeonato em seu estádio, de preferência com a segunda vitória, depois do 1 x 0 no Grêmio, que sofreu neste domingo (6) a sexta derrota como visitante e caiu duas posições, terminando a 18ª rodada em 6º com 30 pontos, mas com um jogo a menos.
GRÊMIO – Gabriel Grando, João Pedro, Bruno Uvíni (André), Bruno Alves e Reinaldo; Carballo (Mila), Villasanti, Nathan (Lucas Besozzi) e Bitello (Gustavo Martins); Ferreira (Gustavinho) e Luis Suarez, que teve as melhores chances de gol, que o goleiro Leo Jardim evitou com duas boas defesas. O Grêmio, do técnico Renato Portaluppi, encerra o turno com o Fluminense, domingo (13), na Arena Grêmio, e abre o returno visitando o Santos na Vila Belmiro.
O ÁRBITRO PAULISTA Luis Flavio Oliveira teve atuação correta e aplicou bem os cartões amarelos no meia Praxedes, do Vasco, e no lateral Reinaldo, do Grêmio. Foi o quarto jogo do Vasco em São Januário sem público.
A DERROTA DO VISITANTE América Mineiro para o Bahia por 3 x 1, na Arena Fonte Nova, em Salvador, também foi boa para o Vasco, que continuaria em último se o time mineiro vencesse. Everaldo Sturm fez 1 x 0 no 1º tempo, o América empatou com o uruguaio Gonzalo Mastriani, mas Cauly e Rafael Ratão confirmaram a 4ª vitória do Bahia, 16º, 18 pontos, que empurrou o Santos para o rebaixamento, 17º, 18 pontos, mas com pior saldo negativo de gols (8 a 6). Horas antes, o Santos havia demitido o técnico Paulo Turra.
Fotos: Lance! / Daniel RAMALHO/VASCO