O 12º JOGO DE 2022 DO VASCO EM SÃO JANUÁRIO, na noite de hoje (24) com o Operário de Ponta Grossa, Paraná, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, marcará a estreia do técnico Mauricio Souza no estádio onde esteve muitas vezes como torcedor: “Viverei uma noite especial”. Vice-líder e único invicto, com 7 vitórias e 6 empates, o Vasco tem 27 pontos e pode ficar só a 1 ponto do líder Cruzeiro.

SERÁ O 4º JOGO CONSECUTIVO DO VASCO, como mandante, com ingressos esgotados, tal como nos jogos com o Brusque (2 x 0) e Grêmio (0 x 0), e na vitória sobre o Cruzeiro por 1 x 0 no Maracanã. O Vasco é o segundo na média de público da Série B de 2022, com 23.621 pagantes por jogo, depois do Cruzeiro, com 35.583. Nos oito jogos em São Januário, o Vasco só sofreu gol no 1 x 1 da estreia com o Vila Nova.

O TÉCNICO MAURÍCIO SOUZA não poderá contar com o lateral Gabriel Dias, em recuperação de tendionopatia no joelho, que será substituído por Weverton, e não disse se iniciará com Getulio ou Raniel no ataque. Nas demais posições, a equipe não sofrerá alteração: Thiago Rodrigues, Weverton, Quintero, Anderson e Edimar; Yuri, Andrey e Nenê; Gabriel Pec, Figueiredo e Getulio (Raniel).

O ÚLTIMO JOGO DE JUNHO DO VASCO será 4ª feira (29), com o Novorizontino, pela 15ª rodada, e o clube ainda tenta iniciar julho no Maracanã, no jogo da 16ª rodada, dia 3, com o Sport Club Recife. O Consórcio Maracanã não quer ceder, alegando que um dia antes haverá Fluminense x Corinthians, o que poderá prejudicar as condições do gramado.

O CONSÓRCIO MARACANÃ abriu o estádio ao Vasco no domingo, 12 de junho, quando foi registrado o recorde de público da Série B de 2022, no jogo em que venceu o Cruzeiro por 1 x 0, um dia depois de Fluminense 0 x 2 Atlético Goianiense. O Consórcio também abriu o estádio em abril para Fluminense 3 x 2 Vila Nova, 3ª feira (19), e Flamengo 0 x 0 Palmeiras, 4ª feira (20).

BOM LEMBRAR QUE EM 2021 o Consórcio Maracanã abriu o estádio em três fins de semana consecutivos, com jogos sábado e domingo. O Vasco está coberto de razão quando se queixa do tratamento desigual que tem recebido do Consórcio Maracanã, sempre procurando bloquear a participação do clube. É preciso que os gestores reconheçam a importância do Vasco na história do estádio desde a inauguração em 1950.

DOS CINCO JOGOS RESTANTES DO TURNO, o Vasco disputará mais dois como mandante, com o Sport, dia 3 de julho, e na última rodada, a 19ª, com o Ituano, dia 19. Os outros três jogos serão como visitante: com o Novorizontino, na próxima 4ª (29), e em julho, dia 9 com o Criciúma, e dia 16 com o Sampaio Corrêa. O Vasco estreará no returno dia 23 de julho, em Goiânia, com o Vila Nova (turno, 1 x 1 em São Januário).

O GRÊMIO EMPATOU COM O CSA (1 x 1), na noite de ontem (23), no estádio Rei Pelé, em Maceió, e perderá o 4º lugar se o Sport vencer o Brusque, amanhã (25), no Recife. O Grêmio tem 22 pontos e o Sport chegaria a 23. No outro jogo da noite, em Campinas, Ponte Preta e Sampaio Corrêa ficaram no 0 x 0. A 14ª rodada havia sido iniciada 3ª feira (21), com a virada (2 x 1) do visitante CRB sobre a Chapecoense, ainda sem vitória em casa.

FIGURAS MARCANTES DA HISTÓRIA do basquetebol do Vasco, meus amigos Byra Bello e Alberto Bial estão felizes com o retorno do clube aos grandes eventos. Alberto Bial foi o técnico do Sul-Americano que o Vasco ganhou em 1998, e Byra Bello, em 20 anos no clube, conquistou nove títulos como jogador e quatro como técnico. Para eles, o Vasco fez uma cesta especial de três pontos.

Foto: O DIa