O LATERAL-DIREITO GILBERTO, carioca de 29 anos, comprado do Fluminense em agosto de 2020, marcou de cabeça o 1º gol do Campeonato Português de 2022-23, na goleada de 4 x 0 do Benfica sobre o Arouca, no estádio da Luz, na noite desta 6ª feira (5). Gilberto aproveitou bem o cruzamento do lateral espanhol Grimaldo.

O ESTREANTE ARGENTINO Enzo Fernandez, meia de 21 anos, comprado do River por 10 milhões de euros, marcou o 3º gol com chute forte da entrada da área. O meia português Rafa Silva, de 29 anos, fez de cabeça os outros dois gols, e sofreu falta desleal do zagueiro gaúcho Quaresma, expulso pelo árbitro Manuel Mota aos 42 do 1º tempo.

O ALEMÃO ROGER SCHMIDT, ex-meia de 55 anos, é o 27º técnico estrangeiro dos 118 anos do Benfica, nas últimas 13 temporadas só dirigido por portugueses. O mais bem-sucedido foi o húngaro Bela Guttmann, que após ganhar o Paulista de 1957 no São Paulo, assumiu o Benfica e foi bicampeão português e da Liga dos Campeões.

RECORDISTA COM 37 TÍTULOS de campeão português e 26 da Taça de Portugal, o Benfica vendeu o artilheiro uruguaio Darwin Nuñez para o Manchester City por 75 milhões de euros, e emprestou o artilheiro suíço Harris Seferovic ao Fenerbahçe, além de ter vendido Everton Cebolinha, que não conseguiu se firmar, ao Flamengo.

O ATACANTE BRASILEIRO David Neres foi comprado do Shakhtar, da Ucrânia, antes da aquisição do meia argentino Enzo Fernandez, e outro investimento foi feito no zagueiro João Victor, de 23 anos, comprado do Corinthians por R$44 milhões, mesmo com a recuperação do zagueiro Lucas Veríssimo, ex-Santos, após lesão grave.

O FC PORTO, CAMPEÃO 2021-2022, do técnico português Sergio Conceição, de 47 anos, estreia neste sábado (6), no estádio do Dragão, com o Maritimo, que tem um dos técnicos europeus mais jovens. Vasco Seabra, de 38 anos, assumiu a equipe da ilha da Madeira em 17º e terminou o campeonato passado em 9º lugar. 

O SPORTING, CAMPEÃO 2020-2021 e terceiro na temporada passada, continua com o técnico lisboeta Ruben Amorim, de 37 anos, e será visitante na estreia com o Braga, domingo (7), no Estádio Municipal de Braga. A expectativa é de um campeonato alegre e bem disputado.

Foto: Sapo Desporto