Escolha uma Página

O ATACANTE EVANILSON, cearense de 24 anos, revelado na escolinha do Fluminense, em Xerém, 4º distrito de Duque de Caxias, saiu do banco de reservas para marcar três gols na virada do Porto por 4 x 1 sobre o Royal Antuérpia, campeão da Bélgica, na noite desta 4ª feira (25), no Estádio Bosuil, da cidade de um dos maiores portos do mundo e centro mundial de lapidação de diamantes. O Porto é vice-líder com 6 pontos no Grupo H, liderado pelo Barcelona com 9 pontos.

PELA PRIMEIRA VEZ, na história do Porto na Liga dos Campeões, um jogador que estava na reserva marcou três gols. Evanilson entrou no intervalo, quando o Porto perdia por 1 x 0, gol do meia nigeriano Alhassan Yusuf, porque outro cearense, o lateral-esquerdo Wendell, de 30 anos, saiu com dores no tornozelo. Evanilson empatou logo no 1º minuto, e voltou a marcar aos 24 e aos 39 minutos. O 2º gol foi do volante canadense Stephen Eustaquio, aos 9 minutos.

EVANILSON recebeu no final a estatueta de melhor do jogo. O atacante teve boa formação na base do Fluminense, de 2013 a 2018, quando se tornou profissional e foi emprestado ao STK Samorin, da Eslováquia. Ao voltar, em 2019, foi artilheiro do Campeonato Brasileiro Sub-20, e vendido ao Porto por 7.500 mil euros, estreando em 24 de outubro de 2020 no Campeonato Português, com o gol da vitória sobre o Gil Vicente (1 x 0).

BARCELONA ASSUME LIDERANÇA

COM A TERCEIRA VITÓRIA em três jogos, o campeão espanhol FC Barcelona, do técnico Xavi Hernandez, assumiu a liderança do Grupo H, ao derrotar o Shakhtar, campeão da Ucrânia, por 2 x 1, na noite desta 4ª feira (25), no Estádio Olímpico de Montjuic, na região Sudeste da cidade. A vitória foi definida em oito minutos no 1º tempo, com os gols do atacante Ferran Torres, de 23 anos, aos 28, e do meia Fermin Lopez, de 20 anos, aos 36.

NO ÚNICO CHUTE na direção do gol, o meia ucraniano Sudakov, de 21 anos, marcou o gol do Shakhtar aos 17 minutos, mas o 2º tempo continuou sob domínio do Barcelona, mesmo com as ausências dos atacantes Lewandowski e Raphinha, e de Gavi, De Jong, Joundé e Sergi Roberto, que o técnico Xavi Hernandez poupou para o clássico da 11ª rodada de La Liga com o arquirrival Real Madrid, sábado (28), valendo a liderança do campeonato.

GUARDIOLA CRITICA GRAMADO 

ANTES E DEPOIS da vitória sobre o Young Boys por 3 x 1, que manteve o Manchester City na liderança do Grupo G, com 100% de aproveitamento, o técnico espanhol Josep Guardiola, ex-volante de 52 anos, foi curto e grosso na crítica ao gramado sintético do Estádio Wankdorf, em Berna, capital da Suíça: “Sou contra gramado artificial. 99% das equipes de alto nível técnico jogam em gramado natural”.

O DOMÍNIO do campeão da Liga dos Campeões, que ganhou o título pela primeira vez na temporada 2022-2023, foi absoluto, mas só marcou os gols no 2º tempo. O zagueiro suíço Manuel Akanji, de 28 anos, fez o primeiro aos 3 minutos, e o ponta congolês Meschack Elia, de 26 anos, empatou aos 7, com o gol mais bonito do jogo, numa linda cobertura. Haaland, de 23 anos, artilheiro da Premier League com 9 gols, fez 2 x 1 de pênalti aos 22, e marcou o terceiro aos 41.

COM OS 41 MIL lugares da Arena Red Bull ocupados, em Leipzig, maior cidade do estado da Saxônia, na região Leste da Alemanha, o Leipzig garantiu o 2º lugar do Grupo G com seis pontos, ao vencer o Estrela Vermelha, de Belgrado, capital da Sérvia, por 3 x 1. Os gols foram do meia alemão David Raum; do meia holandês Xavi Simons, e do meia espanhol Dani Olmo. Quando estava 2 x 0, o meia neozelandês Marko Stamenic, de 21 anos, fez o gol da equipe sérvia.

PSG PÕE MILAN NA LANTERNA

COM ATUAÇÃO muito superior, o PSG venceu o Milan por 3 x 0, na noite desta 4ª feira (25), diante de 49 mil torcedores, lotação máxima do Parque dos Príncipes, em Paris, e assumiu a liderança do Grupo F. Segundo maior vencedor da Champions, com sete títulos, o Milan sequer é sombra da equipe que Paolo Maldini liderou. Após dois 0 x 0, e com a derrota para o PSG, o Milan é o último do Grupo F, com dois pontos e sem nenhum gol marcado em três jogos.

LIDERADO pelo zagueiro e capitão Marquinhos, único brasileiro no jogo, o PSG já saiu para o intervalo com 1 x 0, gol do francês Mbappé aos 32 minutos, com chute rasteiro no canto direito; o goleiro Maignan não teve ação. No 2º tempo, o atacante francês Kolo Muani, de 24 anos, aproveitou o rebote do goleiro, em chute de Dembélé, e fez 2 x 0. Nos acréscimos, o meia sul-coreano Lee Kang-in marcou o 3º gol aos 48 minutos.

O VISITANTE Borussia Dortmund tirou o Newcastle da liderança e o fez cair para o 3º lugar, ao vencê-lo por 1 x 0, na noite desta 4ª feira (25), diante de 52 mil torcedores no St. James Park, o mais antigo estádio do Reino Unido, inaugurado em 1888. O meia alemão Felix Nmecha, de 23 anos, marcou o gol que decidiu o jogo aos 45 minutos do 1º tempo. Os meias brasileiros Bruno Guimarães e Joelinton, do Newcastle, mantiveram o ritmo de boas atuações.

UM GRUPO BEM EQUILIBRADO

O FEYENOORD, do ponta Igor Paixão, de 23 anos, natural de Macapá, capital do estado do Amapá, manteve a liderança do Grupo E, ao vencer a romana Lazio por 3 x 1, no Estádio De Kuip, em Roterdam, cidade do maior porto marítimo da Europa e segunda maior da Holanda, depois da capital Amsterdam. De Kuip significa A Banheira, como o estádio é tratado pelo seu formato arquitetônico. O Feyenoord é dirigido pelo ex-meia holandês Arne Slot, de 45 anos.

O DESTAQUE da vitória foi o atacante mexicano Santiago Gimenez, de 22 anos, comprado do Cruz Azul, clube da maior fábrica de cimento da capital do México, por 4 milhões de euros, em junho de 2022. Gimenez é o artilheiro do Campeonato Holandês, com 13 gols em 9 jogos, e marcou o 1º e o 3º; o 2º gol foi do meia holandês Ramiz Zerrouki. O espanhol Pedro, ex-Barcelona, já aos 36 anos, fez de pênalti o gol da Lazio.

O VICE-LÍDER do bem equilibrado Grupo E, que só deverá ser definido na última rodada, é o Atlético de Madrid, dirigido desde 2011 pelo ex-meia argentino Diego Simeone, de 53 anos. Duas vezes em desvantagem no Celtic Park, em Glasgow, maior cidade da Escócia, o time espanhol conseguiu empatar com o Celtic, que fez 1 x 0, gol do meia japonês Kyogo Furuhashi, de 28 anos, e 2 x 1, com o ponta hondurenho Luis Palma, de 23 anos.

O FRANCÊS Antoine Griezmann converteu o pênalti quando o Atlético perdia por 1 x 0, e o empate final foi com o gol de cabeça do espanhol Alvaro Morata, completando cruzamento de Llorente. O Atlético tem 5 pontos, só menos um ponto que o líder Feyenoord. A Lazio de Roma, em 3º com 4 pontos, ainda disputa a segunda vaga.

A 4ª RODADA será desdobrada nos dias 7 e 8 de novembro, repetindo-se os jogos da 3ª rodada concluída hoje (25), apenas com a inversão dos mandos de campo. Só os dois primeiros de cada grupo se classificam para o mata-mata das oitavas de final.

Fotos: AP, Site Oficial do Porto FC, Life Score e France 24