Escolha uma Página

Mesmo com a expulsão do lateral Gonçalo Inácio, aos 18 minutos, o Sporting manteve-se líder e único invicto da Primeira Liga, ao vencer ontem (25) o Braga, que só havia perdido um dos últimos catorze jogos. O gol único no estádio municipal de Braga foi do atacante carioca Matheus Nunes, de 22 anos, que vive em Portugal desde os 13 com a mãe brasileira e o padrasto português, em cuja padaria trabalhou, enquanto jogava no Ericerense, da quarta divisão. 

MATHEUS NUNES passou pelo Estoril Praia, da segunda divisão, em 2018, e foi comprado em 2019 pelo Sporting por 500 mil euros. Ele marcou o gol da vitória sobre o Braga aos 36  minutos do segundo tempo, após jogada ensaiada com o lateral-direito Pedro Porro, de muita habilidade no apoio e firmeza na marcação. Mateus Nunes entrou no início do segundo tempo, no lugar do atacante português Paulo Dias (Paulinho), deu mais movimentação ao ataque e criou mais jogadas.

RECORDE IGUALADO – Com 73 pontos, sete a mais que o vice-líder Porto, que joga hoje (26) com o Moreirense, o Sporting lidera com 22 vitórias e 7 empates, igualando o recorde de 29 jogos sem derrota da temporada 1969-1970, em que venceu 23 e empatou 6, dirigido pelo técnico Fernando Vaz. O Sporting ainda está distante do recorde do Benfica, de 56 jogos sem derrota, em 76-77/78-79, e do recorde do Porto, de 55 jogos sem derrota, em 2009-10 e 2011-12.

EXPULSÃO – O árbitro Artur Soares Dias, de 41 anos, de Vila Nova de Gaia, teve atuação correta em Braga 0 x 1 Sporting. Aos 10 minutos aplicou o primeiro cartão amarelo em Gonçalo Inácio, por falta no meia argentino Nicolás Gaitan, e aos 18 minutos aplicou o segundo cartão amarelo, por falta dura no atacante português Wenderson Galeno, seguido do cartão vermelho. Dos outros seis cartões amarelos, quatro em jogadores do Sporting. O Braga cometeu 22 das 31 faltas do jogo, bem tenso. Bom dizer: Artur Soares Dias foi selecionado pela Uefa como único árbitro de Portugal na Eurocopa de seleções em junho e julho.

POLÍCIA – Suspenso por quinze dias por ofender o árbitro Rui Costa, o técnico Ruben Amorim, lisboeta de 36 anos, do Sporting, teve a desagradável surpresa da presença de dois policiais municipais de Braga no camarote de onde acompanhava o jogo, sem máscara. O presidente Frederico Varandas, médico militar de 41 anos, que estava à distância, com Antonio Salvador, presidente do Braga desde 2003, contornou o problema. A reta final do campeonato tem deixado o técnico do Sporting muito agitado.

OS LÍDERES – Antonio Adan, Pedro Porro, Feddal, Sebastián Coates (c) e Gonçalo Inácio; Nuno Mendes, João Palhinha e João Mario; Nuno Santos (Luis Neto), Paulinho (Matheus Nunes) e Pedro Gonçalves (Mateus Reis) – o time do Sporting, único invicto da Primeira Liga 2020-2021. O próximo jogo será sábado (1), no estádio José Alvalade, em Lisboa, com o Nacional da Madeira, último colocado. O goleiro espanhol Antonio Adan, de 33 anos, 1,90m, voltou a se destacar com boas defesas.

Foto: Notícias ao Minuto