O Bayer Leverkusen, do volante Paulinho, revelado na base do Vasco, ficou a oito pontos do líder Bayern Munique, ao golear (4 x 1) fora de casa o Werder Bremen, penúltimo colocado, no único jogo de hoje (18), que completou a rodada 28 do Campeonato Alemão, primeiro dos cinco principais da Europa a retomar a disputa, dois meses após a pandemia.

PAULINHO, único brasileiro do Bayer Leverkusen, entrou aos 39 do segundo tempo, substituindo Charles Aránguiz, chileno de 31 anos, bicampeão gaúcho em 2014-15 pelo Inter. O placar estava definido, mas ainda assim o ex-vascaíno rendeu bem e arriscou dois chutes da entrada da área, assustando o goleiro checo Jiri Pavlenka, de 28 anos, 1,96m.

QUINTO – O Bayer Leverkusen, com seu vistoso uniforme vermelho, terminou a rodada com 50 pontos – o líder Bayern Munique tem 58 -, com 15 vitórias, 5 empates, 6 derrotas e saldo de 18 gols: marcou 49 e sofreu 31. A diferença do Borussia Monchengladbach, terceiro colocado, é de dois pontos, e do vice-lider Borussia Dortmund, de quatro pontos.

SUPERIOR – Mesmo fora de casa, o Leverkusen foi superior e já saiu para o intervalo com 2 x 1, gols de cabeça de Kai Havertz, de 20 anos, 1,89m, grande promessa do futebol alemão. O Werder chegou a empatar com Selasie, meia etíope de 33 anos, e no segundo tempo o meia alemão Mitchell Weiser fez 3 x 1 e o meia alemão Kerem Demirbay fechou a goleada, décima quinta vitória do Bayer Leverkusen em 26 jogos.

O MENOR – Pela primeira vez, o Weserstadion – 42.358 lugares – não teve público. O estádio é localizado nos arredores de Bremen, menor estado da Alemanha, com apenas duas cidades: a outra é Bremerhaven, cidade portuária a 60 km de Berlim, capital do país. O jogo foi com temperatura de 26 graus, no início do verão, que promete ser dos mais quentes.

RECORDISTA – Dirigido pelo holandês Peter Bosz, ex-meia de 56 anos, o Bayer Leverkusen promoveu a estreia do meia-atacante Florian Wirtz, que aos 17 anos e 15 dias, tornou-se o mais jovem a vestir a camisa do clube no campeonato. Ele saiu aos 19 do segundo tempo, substituído pelo compatriota Karim Bellarabi, de 26 anos.

FILHO DE EX-TRICOLOR – No Werder Bremen, joga o meio-campo Leonardo Bittencourt, de 26 anos, 1,71m, filho do ex-ponta carioca Franklin, revelado no Fluminense e campeão paulista e brasileiro da Série B, no Bragantino, no início dos anos 90. Hoje, aos 51 anos, Franklin é observador técnico do Energie Cottbus, seu último time, de 98 a 2003, após jogar no Leipzig, entre 92 e 98.

LEONARDO Bittencourt, de 26 anos, 1,71m, nasceu em Leipzig, no Leste alemão, é do Hoffenheim, emprestado ao Werder Bremen, que não faz boa campanha e hoje (18) sofreu a décima quinta derrota em 26 rodadas, com saldo negativo de 31 gols (28 x 59), nove pontos atrás do primeiro da zona de rebaixamento. 

COUTINHO – O Bayern Munique não vai exercer a opção de compra de Phillippe Coutinho, com a transferência estipulada pelo Barcelona em 120 milhões de euros, mas pedirá ao clube espanhol que prorrogue o empréstimo do meia até a conclusão da Liga dos Campeões, marcada para 29 de agosto. Coutinho fez cirurgia no tornozelo dia 24 de abril e ainda não tem previsão de volta aos campos. O empréstimo ao Bayern termina em junho.

VITÓRIA ÚNICA – A goleada de 4 x 0 do vice-líder Borussia Dortmund sobre o Schalke-04, foi a única vitória dos times que jogaram em casa, no reinício do Campeonato Alemão. // Oito jogadores se contundiram, nenhum com gravidade, e só o Borussia Dortmund e o Hoffenheim tiveram dois atingidos. // 10 dos 18 times utilizaram as cinco substituições, válidas até o fim dos campeonatos europeus, de acordo com aprovação da International Board, referendada pela FIFA.

GRANDE SALTO – O reinício do futebol na Europa, com estádios vazios, registrou o grande salto de audiência. O jogo de sábado (16) Borussia Dortmund 4 x 0 Schalke teve seis milhões de espectadores, com o canal Sky estabelecendo novo recorde de audiência. O público foi de 14 a 49 anos. Nos canais pagos, 27,4% de audiência; nos da TV aberta, 18,1%. Houve muito elogio ao cumprimento das estritas regras de segurança e higiene.

Foto: ESPN