OS 80 MIL TORCEDORES do River Plate, que lotaram o Estádio Monumental de Nuñez, na vitória da noite de ontem (19) sobre o Sporting Cristal, do Peru, por 4 x 2, deram lamentável demonstração de falta de educação e mostraram todo o recalque do futebol argentino, ao entoarem o nome de Diego Maradona, durante o minuto de silêncio dedicado a Pelé, antes de cada jogo da fase de grupos da Libertadores 2023, por decisão da Confederação Sul-Americana de Futebol.

A INICIATIVA LOUVÁVEL do paraguaio Alejandro Dominguez, presidente da Confederação Sul-Americana, de homenagear o único e eterno rei do futebol, foi desrespeitada, e o clube argentino é passível de advertência. Assim que o árbitro colombiano Jhon Ospina fez o sinal do minuto de silêncio, os torcedores do River começaram o coro “Olé, olé, olé, Diego, Diego, Diego”, que mantiveram até o apito inicial do jogo , ganho com méritos pelo River por 4 x 2.

QUATRO VEZES campeão da Libertadores e 37 vezes campeão argentino, o River deve ganhar a segunda vaga no mata-mata das oitavas de final, disputando com o Fluminense, com quem jogará na 3ª rodada, dia 2 de maio, no Maracanã, e na penúltima rodada, dia 7 de junho, em Buenos Aires. O Cristal abriu o placar da noite de ontem (19), com o gol do zagueiro brasileiro Ignacio, norte-riograndense de 26 anos, campeão da Copa do Nordeste e bicampeão com o Bahia.

O RIVER EMPATOU 13 minutos depois, aos 18, com o gol do meia uruguaio De la Cruz, e virou com o gol do meia argentino Ezequiel Barco, aos 36, mas aos 41, o ponta equatoriano Corozo estabeleceu novo empate. Na volta do intervalo, Ezequiel Barco fez 3 x 2 aos 7 e o atacante argentino Pablo Solari marcou o 4º gol aos 16. No jogo de 2 de maio, no Maracanã, com o Fluminense, o River não terá o lateral-esquerdo Enzo Diaz, expulso a cinco minutos do final.

O FLUMINENSE lidera invicto o Grupo D, com 100% de aproveitamento – 2 jogos, 2 vitórias, 4 gols marcados, 1 gol sofrido -; o vice-líder é o boliviano The Strongest, com 3 pontos, pelo saldo de 1 gol (3 a 2), e o River é 3º. com os 3 pontos da vitória da noite de ontem (19), mas sem saldo de gol (5 a 5). Sem surpresa, o Sporting Cristal, o mais fraco do Grupo D, é o último, sem ponto e com duas derrotas.

Foto: Yahoo