Escolha uma Página

O resultado da noite de hoje (19), no estádio José Alvalade, do Sporting de Lisboa, dirá se a decisão da Liga dos Campeões no próximo domingo (23), no estádio da Luz, do Benfica, será entre o favorito Bayern Munique ou uma final francesa inédita Lyon x PSG, que ontem (18) não teve dificuldade para eliminar o outro alemão, RB Lepzig, derrotado por 3 x 0, com show de Di Maria, Neymar e Mbappé. A diferença, de técnica e de valores, na semifinal desta quarta (19) é muito acentuada. E causa espanto.

100 MILHÕES – OBayern Munique tem apenas três a custo zero – o meia Goretzka e os artilheiros Lewandowski e Thomas Muller – e o clube gastou, só com os que iniciam o jogo, 100 milhões de euros, ao câmbio de hoje, 640 milhões de reais. O time: Neuer, 30 milhões. Kimmich, 8.500 mil. Boateng, 13.500 mil. Alaba, 150 mil euros. Davies, 10 milhões. Gnabry, 8 milhões. Tiago Alcântara, 25 milhões. Ivan Perisic, emprestado por 5 milhões de euros pela Inter de Milão. O Bayern é octacampeão da Alemanha.

MAIS CARO – O meia carioca Bruno Guimarães, comprado do Athletico Paranaense por 20 milhões de euros, é o mais caro do Lyon, que tem a custo o goleiro Anthony Lopes, o volante Dubois, e o meia-atacante Aouar, formados na base. O time: Daenayer , 6.500 mil euros. Marcelo, 7 milhões. Marçal, 4.500 mil. Cornet, 400 mil euros. Depay, 16 milhões de euros. Ekambi, 11.500 mil. O Lyon terminou em sétimo no campeonato francês e o diretor de futebol é o ex-meia Juninho Pernambucano.

EXCEÇÃO – Rudi Garcia é o único dos técnicos que entraram nas semifinais que não fala alemão. Nasceu na França porque os pais, espanhóis, temiam morrer na guerra civil da Espanha e abandonaram o país. Ex-meia de 56 anos, não ganhou título em campo, mas foi campeão francês e da Copa da França, em 2010-11, com o Lille, que dirigiu em 255 jogos. Única equipe estrangeira que comandou foi a Roma, em 118 jogos, entre 2013-16. 

PARAÍSO – O técnico do Lyon diz que se sente perto do paraíso: “Passamos pela Juventus, do Cristiano Ronaldo, maior goleador do mundo, e pelo Manchester City, do Guardiola, se não o melhor, um dos melhores técnicos do mundo. Já fizemos muito e nos sentimos felizes. Se conseguirmos eliminar o Bayern, oito vezes seguidas campeão alemão, aí já podemos nos considerar no paraíso. O Lyon não imaginava estar onde está. Ganhar a Champions nunca passou de um sonho“.

DEMOLIDOR – O Bayern Munique não vai deixar de ganhar a sexta Champions, no entendimento de Hans-Dieter Flick, técnico de 56 anos, ex-meia e ex-assistente de Joachim Low, campeão do mundo em 2014 no Brasil. Flick diz que “o Bayern joga sério e se puder ganhar de 8, como ganhou do Barcelona, não ganha só de 4. É uma equipe determinada, consciente, segura”. O técnico só não diz que o Bayern destrói os adversários sem compaixão porque é uma equipe que não conhece a palavra misericórdia.

ARBITRAGEM – Lyon x Bayern, às 9 da noite, hora de Lisboa – 4 da tarde, hora do Rio -, será apitado pelo valenciano Antonio Mateu Lahoz, de 43 anos (12/3/1977), professor de Educação Fisica. Na FIFA desde 2011, atua na Champions desde 2012, e em 2016, no estádio Mané Garrincha, em Brasilia, apitou Brasil 0 x 0 África do Sul, na abertura dos Jogos Olímpicos em que o futebol brasileiro ganhou, pela primeira vez, a medalha de ouro.

Foto: Soccerbag