Ganhar a decisão de hoje (21) com o Liverpool representa para o Flamengo fechar com chave de ouro seus 124 anos de fundação. Seria algo inédito na história de um clube, com quatro títulos em um ano, os três últimos em 28 dias, e pela primeira vez, dirigido por um técnico europeu, com pouco mais de seis meses no comando da equipe.

TRÍPLICE COROA – Campeão brasileiro com quatro rodadas de antecedência, recordes de pontos, vitórias, gols, artilheiro, e no dia seguinte campeão sul-americano com virada histórica na primeira final em estádio neutro e jogo único, hoje (21) o Flamengo pode comemorar, em 28 dias, a tríplica coroa, encerrando o ano com a chave de ouro do sucesso.

SALTO À FRENTE – Flamengo x Liverpool, no estádio Khalifa, em Doha – capital da primeira Copa do Mundo no Oriente Médio em 2022 -, é a décima sexta edição do mais importante torneio de clubes organizado pela FIFA. Campeão da Libertadores, o Flamengo deu um salto à frente e estará no Mundial de clubes de 2021 na China, o primeiro com a participação de 24 equipes.

A TAÇA – A taça a ser erguida pelo capitão do Liverpool ou do Flamengo, tem 50 centímetros de altura e pesa 5 quilos e 200 gramas. É feita de latão, cobre, prata, alumínio, cromo e ródio e banhada a ouroO design tem seis pilares, representando as Confederações dos clubes, dando suporte a um globo com o formato de uma bola. 

O ÁRBITRO – Abdulraham Al Jassim é o primeiro do país-sede a apitar a final. Na FIFA desde 2013, estreou no Mundial sub-20 em 2017 na Coreia do Sul e em 2019 atuou em quatro jogos da Copa da Ásia. Foi árbitro de video na Copa de 2018 na Rússia, tem 32 anos, nascido em 14 de outubro de 1987, em Doha, que em árabe significa Dádiva.

A DECISÃO – Flamengo e Liverpool poderão ter que estender a final do Mundial de clubes deste penúltimo sábado (21) de dezembro à prorrogação de 30 minutos, se não houver vencedor no tempo normal, e até mesmo aos pênaltis, se persistir o empate no tempo extra. A previsão é de tempo bom e temperatura em torno de 25 graus.

LIVERPOOL – Alisson, Alexander-Arnold, Joe Gomez, Virgil van Dijk e Robertson; Henderson, Naby Keita e Wijnaldum (Oxalade-Chamberlain); Salah, Roberto Firmino e Mané. Técnico – Jurgen Klopp, alemão de 52 anos. Líder e único invicto do Campeonato Inglês, o Liverpool jogará todo de vermelho.

FLAMENGO – Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luis; Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabriel. Técnico – Jorge Jesus, português de 65 anos. O campeão brasileiro e sul-americano jogará de camisa branca.

TERCEIRO – Três horas antes de Flamengo x Liverpool, a decisão do terceiro lugar, entre os perdedores das semifinais. Derrotado de virada (3 x 1) pelo Flamengo, o Al-Hilal, campeão da Arábia Saudita e da Copa da Ásia, jogará com o Monterrey, campeão do México e da Concacaf, derrotado (2 x 1) pelo Liverpool. 

Foto: Bruna Prado/Getty Images