Escolha uma Página

O Flamengo foi punido pela Federação Paulista de Futebol, ao desistir de participar da Copa São Paulo de 2020, em que estrearia no próximo sábado (4)  com o Vitória da Conquista, da Bahia, e depois jogaria com o Trem, do Amapá, e o Água Santa, de Diadema, município sede do Grupo 25.

MULTA E CINCO ANOS – De acordo com o regulamento, o clube que desistir, após confirmar participação, é excluído das cinco edições seguintes da Copa São Paulo e obrigado a pagar multa de 20 mil reais. Diante disso, o Flamengo só poderá voltar a disputar o torneio em 2025.

PEDIDO RECUSADO – O prazo para a substituição de nomes da lista original enviada pelo clube terminou dia 25 de novembro e o pedido do Flamengo foi recusado. O clube queria disputar a Copa São Paulo com jogadores da categoria sub-17, alegando que os da sub-20 serão utilizados nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca.

MUNDIAL DE CLUBES – O Flamengo alegou que o time sub-20 iniciará o Campeonato Carioca porque os titulares só voltarão das férias dia 22 de janeiro, após disputarem o Mundial de clubes. O Flamengo alegou também que alguns jogadores inscritos se contundiram, daí a necessidade de alterar a lista. A Federação Paulista não concordou.

UM CASO RARO – O Flamengo é o único de todos os times que disputaram a Copa São Paulo a vencer todas as finais, tornando-se quatro vezes campeão: em 1990 – 1 x 0 no Juventus -; em 2011 – 2 x 1 no Bahia -; em 2016 – 2 x 2 com o Corinthians e 4 x 3 nos pênaltis -, e em 2018 – 1 x 0 no São Paulo.

QUATRO DA CAPITAL – Com a desistência do Flamengo, só Fluminense – cinco vezes campeão, a última em 1989 -, Vasco – campeão pela única vez em 1992 e vice-campeão em 2019 – e Botafogo – ainda sem título e que só decidiu uma vez, em 1971, quando perdeu para o Fluminense, na única final carioca do torneio -, e América, também sem título, representarão o futebol da capital do Rio de Janeiro.

O FLUMINENSEestreará quinta (2) com oSocorro Sport Clube, de Sergipe, e depois jogará com Ituano e o estreante Vilhenense, de Rondônia, no Grupo 15, em Itu. O Botafogo estreará sexta (3) com o Noroeste, e os outros adversários no Grupo 4, em Bauru, serão Novorizontino e Visão Celeste, de Parnamirim, Rio Grande do Norte. O América estreará sexta (3) com o Santa Cruz e depois jogará com Guarulhos e AA Flamengo, de São Paulo.

O VASCO é o último a estrear, sábado (4), com o Carajás, do Pará, e depois jogará com Itapirense e Jacuipense, da Bahia, no Grupo 19, em Itapira. Os outros participantes do Rio de Janeiro serão Volta Redonda, Nova Iguaçu e Resende, todos estreando sexta (3). O Volta Redonda com o América Mineiro; o Nova Iguaçu com o Joinvile, e o Resende com o ABC.

A COPINHA, como passou a ser chamada, terá em 2020 a participação de 128 times em 32 grupos, e a final, em jogo único, em caso de empate, com prorrogação e pênalti, será no dia 25, no estádio municipal do Pacaembu, na região central de São Paulo, que vai comemorar 466 anos de fundação.