Se confirmar o amplo favoritismo no jogo com o antepenúltimo Boavista, o Sporting vai soltar o grito de campeão, depois de dezenove anos, nesta terça (11), em seu estádio José Alvalade. Do lado de fora, milhares de torcedores, com a bela camisa em verde e branco, estarão esperando o apito final do árbitro Luis Godinho, por volta das 10 e meia da noite, para iniciar as comemorações, que se estenderão pela madrugada, não só na capital Lisboa, mas em todas as outras 158 cidades de Portugal.

RECORDISTA – Primeiro a se manter sem derrota em 31 jogos consecutivos, o Sporting quer ampliar o recorde na noite de hoje,  (11), e também ficar a dois jogos de ser campeão invicto, o que só Benfica, em 1973, e Porto, em 2011 e 2013, conseguiram em 86 anos, desde que o campeonato começou a ser disputado em 1933-1934. Bom lembrar: o Benfica, campeão invicto com mais vitórias (28), em 1973, também terminou invicto em 1978, mas o campeão foi o Porto.

JOGO 128 – Sporting e Boavista farão o jogo 128 da história de seus confrontos no campeonato, em que se registraram 36 empates. O Sporting tem mais que o dobro de vitórias – 63 a 28 – e marcou mais de 133 gols que o Boavista (254 a 121). O Sporting também quer ter o artilheiro da temporada 2020-2021. A disputa está equilibrada entre seu meia-atacante Pedro Gonçalves, de 22 anos, português de Chaves, e o atacante Haris Seferovic, suíço de 29 anos, do Benfica.

40 MILHÕES – O Sporting receberá cota especial de 40 milhões de euros, ao entrar na vaga direta da Liga dos Campeões, maior torneio de clubes do mundo, e o presidente Frederico Varandas, médico de 41 anos, já antecipou que o clube investirá em reforços. Lisboeta de 36 anos, Ruben Amorim é o técnico mais jovem do campeonato, e é bom lembrar: o presidente do Sporting foi tachado de louco quando pagou 10 milhões de euros para que rompesse o contrato com o Sporting de Braga.

DOIS PRÊMIOS – Poucos sabem, mas ao assinar o contrato com o Sporting de Lisboa, Ruben Amorim não pediu, mas o presidente tomou a iniciativa de incluir duas cláusulas. Na primeira, o prêmio de 1 milhão de euros pelo título de campeão português, que deve ser confirmado na noite desta terça (11), e na segunda, o prêmio de 2 milhões e 300 mil pela classificação da equipe para a Liga dos Campeões da Europa. Ex-meia, Ruben Amorim foi três vezes campeão português pelo Benfica.

PORTO GOLEIA – O Porto manteve a vice-liderança ao golear (5 x 1) o Farense, penúltimo colocado, na noite de ontem (10), em seu estádio do Dragão. O meia iraniano Mehdi Taremi, de 28 anos, foi o destaque com dois gols e assistências para os gols do espanhol Toni Martinez e do colombiano Luis Diaz. O atacante português João Mario completou a goleada e o gol do Farense, quando já estava 5 x 0, foi do atacante português Licá, aos 43, aproveitando a saída indecisa do goleiro argentino Marchesin.

O MAIS RÁPIDO – O árbitro Tiago Martins, de 40 anos, da Associação de Futebol de Lisboa, aplicou o cartão amarelo mais rápido do atual campeonato, logo aos 25 segundos. O advertido foi o zagueiro do Farense, Cassio Scheid, de 27 anos, gaúcho do município de Arroio do Meio, a 121 km da capital Porto Alegre. Foi muito dura a falta que ele cometeu, quase no grande círculo, atingindo o calcanhar do meia sérvio Marko Grujic, de 25 anos, emprestado ao Porto pelo Liverpool.

SAIU DE GRAÇA – O atacante Moussa Marega, de 30 anos, francês naturalizado malinês, que o Porto comprou por 3.800 mil euros do Marítimo, da Ilha da Madeira, em 2016, está saindo de graça para o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Em 190 jogos, Marega marcou 72 gols, deu 33 assistências e foi duas vezes campeão português e da Taça de Portugal. 

EMBAIXADOR – O Porto nomeou o zagueiro Pepe, de 38 anos, embaixador da segunda edição da Corrida para a Vida, de ajuda aos doentes com câncer, que o clube apoia, a ser disputada a partir do próximo domingo (16) e até o último domingo (30) de maio. Bom lembrar: alagoano de Maceió, Pepe foi três vezes campeão espanhol e da Liga dos Campeões, e duas vezes campeão mundial de clubes pelo Real Madrid, e três vezes campeão português pelo Porto. Tem nacionalidade portuguesa desde 2007 e foi campeão da Eurocopa e da Liga das Nações com a seleção que tem Cristiano Ronaldo como capitão.

JOGOS FINAIS – Na penúltima rodada, o virtual campeão Sporting disputará o clássico com o Benfica, no próximo sábado (15), no estádio da Luz, e quarta-feira (19) da próxima semana jogará em seu estádio José Alvalade com o Marítimo. Hoje (11), o Benfica, terceiro com 67 pontos e sem chance de vaga direta na próxima Liga dos Campeões, jogará na Ilha da Madeira com o Nacional, último e já rebaixado. O técnico Jorge Jesus nada conseguiu de positivo na volta a Portugal. 

Foto: Mais Futebol – IOL