O PORTO GANHOU DE VIRADA DO ESTORIL por 3 x 2, na noite deste sábado (8), no estádio Antonio Coimbra da Mota, na Amoreira, isolando-se na liderança como único invicto, com 47 pontos, mais 3 que o vice-líder e atual campeão Sporting, e mais 10 que o Benfica, que recebe neste domingo (9) o Paços de Ferreira, no estádio da Luz, em Lisboa. O gol da virada do líder e único invicto da Primeira Liga foi de Francisco Conceição, de 19 anos, filho do técnico Sergio Conceição.

O ESTORIL, DO TÉCNICO LISBOETA BRUNO BALTAZAR, ex-zagueiro de 44 anos, tentou o adiamento, em virtude vários infectados pela Covid-19, mas o Benfica não concordou. Ainda assim, o Estoril foi superior no 1º tempo e conseguiu dois gols, aos 38 e aos 43 minutos. O primeiro, do meia mineiro Artur Gomes, de 23 anos, ex-Santos, e o segundo, do meia lisboeta André Franco, de 23 anos, convertendo pênalti do lateral cearense Wendel no atacante português Chiquinho.

O PORTO VOLTOU DO INTERVALO com muita disposição e fez o 1º gol logo aos 4 minutos. O 9º gol do iraniano Mehdi Taremi, após o goleiro carioca Thiago Silva, de 25 anos, rebater cabeçada do atacante Evanilson, ex-Fluminense. Luis Diaz empatou aos 39, e fez o cruzamento rasteiro aos 44 minutos para o atacante Francisco Conceição, de 19 anos, natural de Coimbra, marcar o gol da virada. Ele estreou em fevereiro de 2021, lançado pelo pai Sergio Conceição, ex-meia-atacante.

ÚNICO INVICTO, COM 15 VITÓRIAS E 2 EMPATES, o Porto tem 47 pontos, com saldo de 33 gols (44 a 11). O vice-líder e atual campeão Sporting, com 44 pontos, perdeu a invencibilidade para o Santa Clara por 3 x 2, 6ª feira (7), nos Açores, sem o técnico lisboeta Ruben Amorim, de 36 anos, infectado pela Covid-19. Foi a 12ª vitória consecutiva do Porto. 

O GOLEIRO BRASILEIRO HELTON LEITE, mineiro de 31 anos, será o titular do Benfica no jogo deste domingo (9), com o Paços de Ferreira, porque o grego Odysseas Vlachodimos contraiu Covid-19. O goleiro japonês Kokubo, de 20 anos, será o reserva. O zagueiro belga Jan Vertonghen; o atacante ucraniano Yaremchuk, e o meia português Pizzi, capitão da equipe, também foram afastados, elevando a sete os casos de infecção no grupo benfiquista.

Foto: Reuters