O SORTEIO DAS OITAVAS DE FINAL da Liga dos Campeões da Europa, que serão disputadas em fevereiro e março, foi praticamente o de duas finais antecipadas: PSG x Bayern Munique, decisão de 2019-20, e Real Madrid x Liverpool, decisão de 2021-22. Os analistas consideram os vencedores virtuais finalistas de 2022-23.

“UM ESPANTALHO”, assim os críticos do jornal Le Parisien classificaram, sob o aspecto assustador, o reencontro do PSG com o Bayern, que ganhou a decisão com o campeão francês por 1 x 0, em 23 de agosto, no estádio da Luz, em Lisboa.  Os franceses temem que o Bayern Munique volte a “engolir” o PSG.

REAL MADRID E LIVERPOOL repetirão um feito só registrado uma vez na história da Champions. Pela segunda vez, os finalistas de uma edição se enfrentarão nas oitavas de final da edição seguinte. Em 2009-10, a Inter de Milão venceu o Bayern por 2 x 0, e em 2010-11 se enfrentaram nas oitavas de final.

NAS OITAVAS DE 2022-23, o AC Milan, italiano mais bem-sucedido na Champions, segundo maior vencedor com sete títulos, terá no londrino Tottenham um adversário bem difícil, que perdeu a final inglesa de 2019 para o Liverpool. Com o técnico Stefano Pioli e o gerente Paolo Maldini, a evolução do Milan é acentuada.

NAPOLI E EINTRACHT FRANKFURT ainda tentam ganhar a Champions, mas a missão será complicada. Campeão alemão só uma vez, no longínquo 1959, o Eintracht ganhou duas vezes a Liga Europa. O Napoli ganhou uma Liga Europa e dois Italianos na época de Maradona. Terá a vantagem do 2º jogo em casa.

O BENFICA decidirá em Lisboa a vaga nas quartas com o Brugge, único belga que chegou à final da Champions, perdendo para o Liverpool por 1 x 0, em 1978. Maior campeão nacional com 37 títulos e único português a ganhar duas Ligas dos Campeões consecutivas, em 60-61/61-62, o Benfica é favorito nas oitavas de final.

O PORTO terá confronto mais complicado com a Inter, principalmente pelo jogo de volta em Milão. 30 vezes campeão de Portugal, o Porto ganhou duas vezes a Champions, em 86-87 e 2003-04. A Inter, 19 vezes campeã italiana, foi bicampeã da Champions em 63-64 e 64-65, e ganhou o terceiro título em 2009-10.

O MANCHESTER CITY evoluiu muito com Guardiola, impondo-se como vencedor dos últimos campeonatos e chegando a oito títulos da Premier League, mas ainda tenta ganhar a Champions. É favorito à vaga nas quartas de final com o Leipzig, mesmo tendo que disputar o jogo de volta na Alemanha.

O SEGUNDO JOGO em Londres é vantagem considerável para o Chelsea nas oitavas de final com o Borussia Dortmund, mas o retrospecto recente também ajuda a equipe inglesa. O Chelsea, seis vezes campeão da Premier League, ganhou as Champions de 2012 e 2021. Oito vezes campeão alemão, o Borussia Dortmund ganhou a Champions no já bem distante 96-97, com 3 x 1 na Juventus.

A COPA DO MUNDO atípica no final do ano travou o calendário, mas o recomeço do primeiro maior torneio de clubes do mundo, em fevereiro, será com toda força. A final da Champions será no sábado, 10 de junho, no Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, Turquia. Com 25 milhões de dólares para o campeão.

Foto: Divulgação