Escolha uma Página

A JULGAR PELO QUE MOSTRARAM nos quatro primeiros jogos, Alemanha e Espanha farão 6ª feira (5), na Arena Stuttgart, a final antecipada da 17ª Eurocopa, que tem decisão marcada para o segundo domingo de julho (14), no Estádio Olímpico de Berlim.

SÃO AS SELEÇÕES DAS GOLEADAS, Alemanha 5 x 1 Escócia, quase igualada pelo 4 x 1 da Espanha, na virada deste domingo (30), sobre a Geórgia, e dos ataques mais positivos, o da Alemanha com 10 e o da Espanha com 9 gols.

ALÉM DISSO, Alemanha e Espanha sabem se defender bem, mas não adotam retranca. A Alemanha sofreu só 2 gols, o 1º contra do seu zagueiro Rudiger, e a Espanha sofreu só o gol da Geórgia, com o desvio do seu zagueiro Le Normand.

VIRADA E GOLEADA DA ESPANHA

A ESPANHA não iniciava perdendo em Eurocopa, desde o 1 x 1 da semifinal de 6 de julho de 2020 com a Itália, mas mesmo sofrendo o gol contra do zagueiro Le Normand, aos 18, foi bem superior e empatou ainda no 1º tempo com Rodrigo, aos 38.

A VIRADA na volta do intervalo foi esplendorosa, com os gols de cabeça de Fabian Ruiz aos 7; Nico Williams, no ângulo, aos 29, e Dani Olmo, de canhota no canto, aos 37. Todos com assinatura de Yamine Lamal, de 16 anos, uma das joias do futebol mundial.

A SELEÇÃO da virada: Unai Simon, Carvajal (Navas), Le Normand, Laporte e Cucurella (Grimaldo); Rodrigo, Pedri (Dani Olmo) e Fabian Ruiz (Merino); Lamine Yamal, Morata (Oyarzabal) e Nico Williams. Técnico – Luis de la Fuente, ex-lateral de 63 anos.

THE BEATLES E A VIRADA DA INGLATERRA

ATUAL VICE-CAMPEÃ, e ainda sem título, a Inglaterra jogará com a Suíça, nas quartas de final do próximo sábado (7), graças à estupenda virada (2 x 1) sobre a Eslováquia, no primeiro, dos 40 jogos da Eurocopa de 2024, decidido na prorrogação.

FOI O MAIS DRAMÁTICO e emocionante. A Inglaterra sofreu o gol de trivela de Ivan Schranz, atacante do Slavia Praga, aos 25, e quando parecia eliminada, Jude Bellingham, um dia depois de completar 21 anos, tornou-se o inglês mais novo a marcar um gol em mata-mata.

SÓ QUE NÃO FOI um gol comum, corriqueiro; foi antológico, de bicicleta, e quando faltavam só 10 segundos para o fim dos acréscimos de 5 minutos. O lateral Kyle Walker, especialista em arremessos laterais longos, lançou na área, o zagueiro Guehi desviou e Jude Bellingham manteve a Inglaterra viva no jogo.

JUDE BELLINGHAM CONFESSOU a emoção, até então não vivida, quando os torcedores ingleses cantaram em coro Hey Jude, sucesso mundial dos Beatles, que John Lennon considerava a melhor composição musical do parceiro Paul McCartney.

NO 1º MINUTO da prorrogação, o capitão Harry Kane, de 30 anos, usou a cabeça para o gol da virada, no jogo em que se tornou recordista pela seleção, com 79 jogos, superando os 78 do goleiro Peter Shilton, entre 1970 e 1990.

  • 40 jogos, 92 gols, 2.3 gols por jogo. 43 gols no 1º tempo, em que 10 jogos terminaram 0 x 0, placar final em 5 jogos: Holanda x França, Escócia x Hungria, Dinamarca x Sérvia, Inglaterra x Eslovênia e Ucrânia x Bélgica.
  • O GOL CONTRA do zagueiro Le Normand, francês, naturalizado espanhol, marcado hoje (30) na virada da Espanha sobre a Geórgia por 4 x 1, foi o 8º gol contra da atual Eurocopa. O recorde foi na edição anterior, de 2020, com 11 gols contra.
  • DAS 21 VITÓRIAS em 40 jogos, 6 foram de virada, as duas últimas hoje (30): Eslováquia 1 x 2 Inglaterra, Geórgia 1 x 4 Espanha. Dos 15 empates, nove 1 x 1, cinco 0 x 0 e um 2 x 2.
    Eslováquia 1 x 2 Inglaterra, único decidido na prorrogação.
  • MÉDIA DE FALTAS, 23 por jogo. Turquia 2 x 1 República Tcheca, na última rodada da fase de grupos, bateu o recorde de toda a história da Eurocopa: 16 cartões amarelos e 2 cartões vermelhos, aplicados pelo árbitro Istvan Kovac, de 39 anos, da Romênia.
  • AMANHÃ, 1 DE JULHO, os vencedores de França x Bélgica e Portugal x Eslovênia se enfrentarão nas quartas de final. As duas últimas vagas serão decididas 3ª feira (2), entre Romênia x Holanda e Áustria x Turquia.

Fotos: EUFA / Eurocopa