A CONFEDERAÇÃO SUL-AMERICANA anunciou na noite desta 2ª feira (24) que a final da Libertadores de 2023, pela segunda vez no Maracanã, será antecipada em uma semana, de 11 para o sábado, 4 de novembro. O presidente Alejandro Dominguez justificou a segunda final no Maracanã: “Depois de Palmeiras x Santos, em 2021, final de 2020, adiada pela pandemia, o futebol brasileiro esteve presente em mais duas finais consecutivas, o que mostra força”.

O PRESIDENTE DA SUL-AMERICANA disse que “o Brasil merece outra final no Maracanã, pelas campanhas que realiza e pela importância da história do estádio”. Alejandro recordou que “em 2021, apenas 5 mil convidados estiveram no Maracanã, porque a pandemia impediu a venda de ingressos para a final Palmeiras x Santos. Agora, com a situação normalizada, não temos dúvida de que o estádio estará lotado, sobretudo se houver brasileiro na grande final”.

A FASE DE GRUPOS, em andamento, terminará na 4ª feira, 28 de junho, e o sorteio do mata-mata das oitavas de final será na 6ª feira, 21 de julho, dia do aniversário do Fluminense. As oitavas de final serão de 2 a 9 de agosto, e as quartas de final, de 23 a 30 de agosto. As semifinais serão nos dias 22 de setembro e 4 de outubro. Bom lembrar: de 2019 a 2022, duas vezes campeão, o Palmeiras ganhou 46 milhões de dólares (R$226 milhões), e o Flamengo, também com dois títulos, 32 milhões de dólares (R$154 milhões).

Foto: Conmebol