Por problemas de organização, a Confederação Sul-Americana de Futebol decidiu na noite de ontem (9) mudar o local da decisão da Copa Sul-Americana 2019, que seria no Estádio Nacional de Lima, capital do Peru, para o estádio Defensores del Chaco, em Assunção, capital do Paraguai. A final será em jogo único, sábado, 9 de novembro. Fluminense, Botafogo e Corinthians são os times brasileiros classificados para a segunda fase do torneio.

OS MOTIVOS – De acordo com o Conselho Técnico da Confederação Sul-Americana, a mudança foi motivada por problemas operacionais e de logistica, sem que haja prejuízo, técnico ou financeiro, pela troca. O Estádio Nacional de Lima teve a capacidade de 60 mil lugares reduzida para 50 mil, o mesmo acontecendo com o Defensores del Chaco, em Assunção, que já recebeu 50 mil e atualmente dispõe de 42.354 lugares, seguindo orientação da Fifa.

INAUGURADO em 1917 com o nome de estádio de La Liga, passou a se chamar Puerto Sajonia, em 1956, por estar localizado no bairro que tem esse nome. A iluminação só foi instalada em 1968 e o estádio ganhou o nome definitivo de Defensores del Chaco, em 1974, em homenagem aos soldados que lutaram na Guerra do Chaco entre Paraguai e Bolívia. O estádio foi reformado em 98 para a Copa América de 99 e as eliminatórias da Copa do Mundo de 2002.

O estádio Defensores del Chaco, que receberá pela primeira vez a final única da Copa Sul-Americana 2019, foi palco das finais da Copa América de 79 e 99, além de seis finais da Copa Libertadores. Bom lembrar: a final da Libertadores 2019 também será em jogo único e em campo neutro, sábado, 23 de novembro, no Estádio Nacional de Santiago, capital do Chile.