Escolha uma Página

CRB E FORTALEZA disputarão a final inédita da 21ª Copa do Nordeste, após o CRB eliminar o Bahia nos pênaltis (8 a 7) e o Fortaleza golear o Sport (4 x 1), na noite deste último domingo (26) de maio. O primeiro jogo será dia 5 de junho na Arena Castelão, em Fortaleza, e o segundo, dia 9, no estádio Rei Pelé, em Maceió.

O CRB SEGUROU o 0 x 0 com o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, e ganhou nos pênaltis (8 a 7), com o goleiro Mateus Albino defendendo a última cobrança do volante Caio Alexandre. Converteram pelo CRB, Anselmo Ramon, Gegê, Rômulo, Hereda, Mike, João Pedro, Mateus Ribeiro e Lucas Kallyel.

OS SETE QUE converteram as cobranças do Bahia: Everaldo, Estupiñan, Luciano Juba, Cauly, Jean Lucas, Biel e Ademir. O goleiro Matheus Albino defendeu a última cobrança do Bahia, do volante Caio Alexandre, pondo o CRB na final depois de 30 anos, quando perdeu a 1ª Copa Nordeste para o Sport (3 x 2 nos pênaltis), em 1994.

A CLASSIFICAÇÃO do Fortaleza foi muito mais tranquila, com a goleada de 4 x 1 no Sport, assegurada em 12 minutos, com os gols de Moisés aos 9 e aos 19; Hércules aos 21, e outra vez Moisés aos 43. Gustavo Coutinho fez o gol do Sport aos 38 do 2º tempo, já sob muitas vaias na Arena Pernambuco.

O FORTALEZA tentará igualar o arquirrival Ceará, três vezes campeão da Copa do Nordeste, em 2015 e 2020 vencendo o Bahia, e em 2023 derrotando o Sport. O Fortaleza foi campeão em 2019, ganhando do Botafogo, da Paraíba, e em 2022 vencendo o Sport.

  • FOI O PRIMEIRO JOGO entre os times, após o ataque dos torcedores do Sport ao ônibus do Fortaleza, depois do 1 x 1 do jogo da fase de grupos da Copa do Nordeste, na noite da 4ª feira, 21 de fevereiro de 2024, na Zona Oeste do Recife, provocando ferimentos em vários jogadores.
  • NA NOITE DE HOJE (26), tudo calmo, sob forte esquema de segurança. O jogo registrou não só a primeira vitória do Fortaleza, mas também a primeira goleada sobre o Sport como visitante. Eliminado da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste, o técnico argentino Mariano Soso está sob ameaça no Sport.
  • O TÉCNICO argentino Juan Pablo Vojvoda, desde abril de 2021 no Fortaleza, igualou na goleada sobre o Sport o recorde de jogos (232) do técnico Moésio Gomes, duas vezes bicampeão cearense como jogador 53-54/59-60, e sempre lembrado pelos torcedores mais antigos como “O Soldado Tricolor”.
  • OS MAIORES campeões da Copa do Nordeste são Bahia e Vitória, com 4 títulos; Ceará e Sport (3) e Fortaleza (2). O carioca Arturzinho, ex-meia do Fluminense, Bangu e Vasco, foi o único técnico a ganhar duas vezes consecutivas a Copa do Nordeste, em 1997 com o Vitória e em 1998 com o América, de Natal.
  • OUTROS TÉCNICOS CARIOCAS campeões da Copa do Nordeste: Ricardo Gomes com o Vitória, em 1999; Evaristo Macedo com o Bahia, em 2001; Joel Santana com o Vitória, em 2003, e Eduardo Barroca com o Ceará, em 2023. Bom dizer: a Copa do Nordeste não foi disputada entre 2004 e 2009.

Fotos: CNN Brasil, Diário do Nordeste