O Liverpool estreou na Liga dos Campeões 2018-19 ganhando (3 x 2) do Paris Saint Germain, na noite desta terça (18), em seu estádio Anfield Road, que recebeu 54 mil torcedores. Três dias depois de ter levado a dedada no olho, o atacante Firmino só entrou aos 25 do segundo tempo, substituindo o inglês Daniel Sturridge, e marcou o gol da vitória aos 46, após driblar Marquinhos, seu companheiro na seleção, e finalizar com chute forte cruzado, sem defesa para o goleiro Areola. Na comemoração, o alagoano Firmino apontou para o olho e disse: “Estou enxergando bem”.
CAPITÃO FALHOU – O Liverpool fez 1 x 0 aos 28 minutos com o gol de Sturridge, aproveitando a falha do zagueiro Tiago Silva, capitão do PSG, que falhou ao não cortar o cruzamento de Robertson. O time inglês, de uniforme todo vermelho, estava com o controle do jogo desde o início e ampliou a vantagem aos 36 com o gol do volante James Milner, cobrando pênalti de Bernat no holandês Wijnaldum. Foi o décimo pênalti que Milner cobrou e converteu.
Quatro minutos depois, o lateral-direito belga Thomas Meunier, 26 anos, 1,90m, marcou o primeiro gol do PSG aos 40. Meunier foi carteiro e montador de pára-brisas numa fábrica de automóveis em Bruxelas, antes de se tornar profissional como jogador. Na decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2018 – Bélgica 2 x 0 Inglaterra, Meunier marcou o primeiro gol.
NOS ACRÉSCIMOS – Na volta do intervalo, o jogo diminuiu um pouco de intensidade, mas continuou controlado pelo Liverpool. Em um contra-ataque, após uma dividida de Neymar – sem brilho – com o zagueiro inglês Joe Gomez, 21 anos, 1,88m, a bola sobrou para o oportunista Mbappé, que fez o gol de empate. Parecia o resultado final, mas nos quatro minutos de acréscimos do árbitro turco Cuneyt Çakir, o Liverpool fez o da vitória, aos 46, com Firmino, após driblar Marquinhos.
UM DELÍRIO – Foi o que aconteceu no estádio Anfield Road, quando o atacante senegalês Sadio Mané, 26 anos, que joga na Inglaterra desde 2014, deu um drible sensacional em Neymar. Os torcedores foram ao delírio. Mané foi da seleção do Senegal na Copa de 2018 na Rússia e teve esta noite atuação superior à do egípcio Mohamed Salah, artilheiro do Campeonato Inglês da temporada 2017-2018.
OS TÉCNICOS – Alemães e ex-zagueiros, Jurgen Klopp, 51 anos, dirige o Liverpool desde 2015 e foi vice-campeão da Champions em 2017-18, perdendo a final para o Real Madrid. Thomas Tuchel, 45 anos, havia dirigido o Borussia Dortmund em 2015-17 e é contratado recente do PSG. Tuchel substituiu Klopp como técnico do Mainz e depois foi substituído por ele no Borussia. Trocaram abraço muito afetuoso, antes e depois do jogo.
NOVO UNIFORME – O Paris Saint Germain jogou, pela primeira vez, com o uniforme – azul com detalhes em branco – criado pela equipe de desenhistas da fábrica do ex-ala-armador Michael Jackson, tido como o melhor jogador de basquete da história. Novaiorquino de 55 anos, 1,98m, ele é dono da Charlotte Hornets, uma das grandes forças da NBA.
SEM VENCEDOR – No outro jogo do Grupo C, realizado na noite desta terça (18), no estádio Rajko Mitic – considerado o melhor jogador da antiga Iugoslávia -, ponta-esquerda na seleção da Copa do Mundo de 1950, no Maracanã, o Estrela Vermelha, da Sérvia, ficou no 0 x 0 com o Napoli, vice-campeão italiano. O jogo em Belgrado foi assistido por 55 mil torcedores, que saíram decepcionados com a postura defensiva em excesso do time sérvio, com medo de perder.
Foto: site bola.okezone.com / Reuters