COM A OITAVA VITÓRIA, quarta sem sofrer gol em casa, o Flamengo venceu o Fortaleza por 2 x 0, na noite deste sábado (1), no Maracanã, e termina a 13ª rodada em 3º lugar com 25 pontos, só menos 1 ponto que o vice-líder Grêmio, que venceu o Bahia de virada (2 x 1), mas podendo ter a diferença de cinco pontos do líder reduzida, se o mandante Botafogo, com 30, não vencer o Vasco, neste domingo (2), com torcida única, no Estádio Nilton Santos.

O FLAMENGO iniciou sufocando, mas a primeira grande chance de gol foi do Fortaleza, aos 8 minutos, com o pênalti de Tiago Maia em Lucero, que Pikachu não aproveitou. O goleiro Mateus Cunha saltou no canto direito para fazer a defesa, primeira da carreira profissional, e então o Flamengo retomou o domínio, e abriu o placar aos 15, com Gabriel, após o passe de trivela de Arrascaeta, 17º gol em 34 jogos na temporada, e o gol 150 com a camisa do clube. No 2º tempo, Arrascaeta marcou o 2º gol aos 18, com chute forte, após cruzamento de Ayrton Lucas.

O FLAMENGO teve o primeiro problema no jogo aos 31 minutos. O zagueiro Leo Pereira levou a mão à coxa esquerda, ao sentir o músculo adutor, e foi substituído por David Luiz. Foi o 35º problema médico do Flamengo em 2023, o 4º de Leo Pereira, dúvida para o próximo jogo. O segundo problema foi o de Gabriel, que sentiu de novo o tendão, e saiu no intervalo, passando também a ser dúvida para 4ª feira (5), no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil com o Athletico Paranaense.

FOI A 11ª VITÓRIA do técnico argentino Jorge Sampaoli, ex-lateral-direito de 63 anos, em 18 jogos no comando do time desde abril, com 3 derrotas, 4 empates, saldo de 20 gols (36 a 16). O treinador destacou a evolução da equipe, inclusive na parte fisica, e projetou o jogo com o Athletico Paranaense: “Muito importante por ser eliminatório, com adversário forte, e não podemos errar”. Sobre Gabriel, resumiu: “Ele torceu o tornozelo. Vamos esperar”.

MATEUS CUNHA, Wesley, Fabricio Bruno, Leo Pereira (David Luiz) e Ayrton Lucas; Tiago Maia (Filipe Luis), Eric Pulgar, Gerson e Arrascaeta (Victor Hugo); Everton Ribeiro (Bruno Henrique) e Gabriel (Pedro), o Flamengo, 3º com 25 pontos, 8 vitórias, 4 derrotas, 1 empate, saldo de 9 gols, com ataque mais positivo (26) e 17 gols sofridos em 13 jogos. O jogo da 14ª rodada será com o Palmeiras, no próximo sábado (8), no Allianz Parque, em São Paulo.

FLAMENGO 2 x 0 FORTALEZA registrou R$3.625.862,50. Presentes: 64.583. Boa atuação de Savio Sampaio, único árbitro Fifa do Distrito Federal, acompanhando os lances sempre de perto. Marcou no ato o pênalti claro de Tiago Maia em Lucero, e só fez duas advertências com cartão amarelo, em Bruno Henrique e Eric Pulgar. Flamengo x Athletico Paranaense, 4ª feira (5), pela Copa do Brasil, será apitado pelo paulista Flavio Rodrigues de Souza.

O GOLEIRO ARGENTINO Agustin Rossi, de 27 anos, 1,95m, destro, conheceu o Centro de Treinamento do Ninho do Urubu, almoçou com os novos companheiros e a comissão técnica, e foi apresentado à torcida antes do jogo. Oito vezes campeão no Boca, ele está à disposição do técnico Jorge Sampaoli para estrear.

JORGE JESUS acertou a volta ao Al-Hilal, da Arábia Saudita, que dirigiu em 2018, antes de assumir o Flamengo. Ele viveu a expectativa de ser chamado para comandar a seleção brasileira, mas com a definição do italiano Carlo Ancelotti, resolveu aceitar o convite dos sauditas. Jorge Jesus dirigiu o Fenerbahçe em 54 jogos, com 36 vitórias, perdeu o campeonato turco, mas ganhou a Copa da Turquia.

         GRÊMIO MANTÉM VICE-LIDERANÇA

COM A VITÓRIA SOBRE O BAHIA por 2 x 1, na Arena Fonte Nova, em Salvador, o Grêmio manteve a vice-liderança com 26 pontos, 8 vitórias, saldo de 6 gols (24 a 18), na noite deste sábado (1). O meia-atacante argentino Franco Cristaldo abriu o placar aos 9 e o atacante paulista Vinicius Mingotti empatou para o Bahia aos 20. O gol da vitória foi do zagueiro Gustavo Martins, nos acréscimos, aos 49 minutos do 2º tempo.

NO ÚLTIMO JOGO DA NOITE, Internacional e Cruzeiro ficaram no 0 x 0, o sétimo em 124 jogos do Campeonato Brasileiro de 2023. O Cruzeiro jogou com 10 desde os 23 minutos do 2º tempo, com a expulsão do zagueiro Lucas Oliveira por falta dura no atacante Alemão. Foi o terceiro empate das equipes. O Inter, 7º com 21 pontos, e o Cruzeiro, 12º com 18. Ambos estarão no Rio na próxima rodada: o Inter para jogar com o Fluminense, e o Cruzeiro com o Vasco.

Foto: Divulgação