O FLAMENGO tem a vantagem de poder perder por um gol, mas entra sem paz na decisão da noite de hoje (16) com o Grêmio, diante de mais de 60 mil torcedores no Maracanã, pelo novo caso de agressão, em que o meia Gerson fraturou com soco o nariz do lateral uruguaio Varela, no último treino. Não se sabe se ambos jogarão, embora o agredido, se for escalado, terá que usar máscara de proteção.
O FLAMENGO limitou-se a informar, em nota curta, que “foi apenas um entrevero, já solucionado internamente”, sem anunciar punição para Gerson e Varela, diferente do que fez com Pedro, multado em 5% do salário e suspenso por um jogo pelo próprio clube, ao levar um soco do preparador físico argentino Pablo Fernandez, demitido no dia seguinte. A agressão mútua de Gerson-Varela confirmou que o técnico Sampaoli perdeu o controle do grupo.
O FLAMENGO talvez confirme a escalação de Varela porque o titular Wesley está suspenso, e o reserva Mateuzinho não joga desde março, quando sofreu fratura da tíbia, em choque casual com o atacante Figueiredo, do Vasco. É um jogo decisivo e a falta de ritmo poderia prejudicar o rendimento de Mateuzinho, cujo retorno vem sendo tratado com cautela. A escalação não foi anunciada pelo técnico, que pode ser demitido se o time não for finalista.
O CLIMA TENSO NO FLAMENGO está sendo explorado pelo Grêmio, com o técnico Renato Portaluppi motivando os jogadores e citando o exemplo do Olimpia, que precisava vencer por dois gols e eliminou o Flamengo. Mas o Grêmio precisa vencer por três gols, de vez que se ganhar por dois, terá que decidir nos pênaltis. Bom lembrar: nos últimos dois jogos, o Flamengo venceu por 3 x 0 no Brasileiro e por 2 x 0 na Copa do Brasil, no jogo de ida na Arena Grêmio.
O GRÊMIO conta com o retorno do meia uruguaio Felipe Carballo, recuperado de contusão, e a escalação foi anunciada com Gabriel Grando, João Pedro, Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Carballo, Bitello e Ferreira; JP Galvão e Luis Suarez. O árbitro catarinense Braulio Machado terá como assistentes o paulista Danilo Manis e o cearense Nailton Junior, e o árbitro de vídeo, Wagner Reway, da Federação Paraibana.
O CORINTHIANS terá a vantagem do empate na decisão da outra vaga com o São Paulo, na noite de hoje (16), no Morumbi, após vencer o jogo de ida por 2 x 1. Em clima de muita empolgação, o clube liberou a entrada dos torcedores no último treino, ontem (15), e quase 35 mil vibraram e incentivaram os jogadores na Arena Corinthians, em autêntico clima de jogo. O paulista Raphael Claus será o árbitro.
Foto: Divulgação