Flamengo e Fluminense terão o começo mais difícil dos quatro times do Rio no Brasileirão 2019, de 27 de abril a 8 de dezembro, de acordo com a tabela que a Confederação Brasileira de Futebol divulgou ontem (22), com dois meses de antecedência, prova de trabalho bem feito por sua equipe técnica. Pela primeira vez, com o árbitro de video em todos os 380 jogos.

FLAMENGO – O vice-campeão de 2018 estreará no Maracanã com o Cruzeiro, uma espécie de repetição das finais da Copa do Brasil que o campeão mineiro ganhou nos pênaltis, após os empates no Rio e em Belo Horizonte. Nas duas rodadas seguintes, o Flamengo será visitante, em jogos com o Internacional, na Arena Beira Rio, e o São Paulo, no Morumbi.

FLUMINENSE – Depois da estreia no Maracanã com o Goiás, que está de volta à Série A, o Fluminense sairá para dois jogos muito complicados, com o Santos e o Grêmio. Bom dizer desde logo: a dupla Fla-Flu, que estreará em casa, disputará a última rodada como visitante: o Flamengo com o Santos e o Fluminense com o Corinthians.

BOTAFOGO – Após a estreia no Morumbi com o São Paulo, o Botafogo receberá dois dos bons times do Nordeste, no estádio Nilton Santos. Na segunda rodada, o Bahia; na terceira, o Fortaleza, outro que está de volta à Série A. O jogo do Botafogo na última rodada, domingo, 8 de dezembro, será em seu estádio Nilton Santos com o Ceará.

VASCO – A estreia do Vasco será com o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, em Curitiba. Mesmo que os dois jogos seguintes sejam com o apoio total da torcida, em São Januário, isso não quer dizer que sejam menos difíceis. Na segunda rodada, o Atlético Mineiro; na terceira, o Corinthians. O Vasco também terminará o Brasileirão 2019, em casa, com a Chapecoense.