SÓ QUATRO ESTREARAM na Série A do Campeonato Brasileiro de 2023 sem sofrer gol: Fluminense, Athletico Paranaense, Flamengo e Grêmio. Fluminense, 3 x 0 no América Mineiro, e Flamengo, 3 x 0 no Coritiba, iniciam na liderança pelo saldo de gols. Dos 26 gols, dos 10 jogos da rodada de abertura, 11 marcados no 1º tempo. Sete vitórias dos times que jogaram em casa; duas vitórias de visitantes e um empate. Não houve 0 x 0.
- OS CARIOCAS NÃO VENCIAM todos os jogos da mesma rodada, desde 24 de setembro de 2018, na 26ª rodada: Vasco 2 x 1 Bahia, Chapecoense 1 x 2 Fluminense, Vitória 3 x 4 Botafogo e Flamengo 2 x 1 Atlético Mineiro.
- O FLUMINENSE foi o único dos dois visitantes a vencer, sem sofrer gol (3 x 0) no América Mineiro, e o único a marcar todos os gols no 2º tempo. O Vasco foi o outro visitante vitorioso (2 x 1) no Atlético Mineiro.
- DOS MANDANTES, só três venceram sem sofrer gol: Athletico Paranaense 2 x 0 no Goiás; Flamengo 3 x 0 no Coritiba, e Grêmio 1 x 0 no Santos, no último dos três jogos de ontem (16), único à noite.
- SÓ DOIS MANDANTES perderam: Atlético Mineiro e América Mineiro, um dos quatro que não fizeram gol na rodada de abertura. Os outros foram Goiás, Coritiba e Santos.
- A ÚNICA VIRADA foi no 2º tempo do confronto de técnicos portugueses, na vitória do Bragantino, de Pedro Caixinha, sobre o Bahia, de Renato Paiva, por 2 x 1, placar mais registrado, em cinco jogos da 1ª rodada.
- NO OUTRO CONFRONTO de portugueses, Abel Ferreira, do Palmeiras, venceu Ivo Vieira, do Cuiabá, por 2 x 1. Os outros portugueses que perderam: Antonio Oliveira, do Coritiba, para o Flamengo, e Pepa, do Cruzeiro, para o Corinthians.
- OUTRA VITÓRIA de técnico português, a de Luis Castro, do Botafogo, sobre o São Paulo (2 x 1). O Brasileiro de 2023 tem sete técnicos portugueses e dois argentinos: Vojvoda, do Fortaleza, empatou com o Internacional (1 x 1), e Coudet, do Atlético Mineiro, perdeu do Vasco (2 x 1).
- VASCO x PALMEIRAS, domingo (23), sem os treinadores na área técnica: Abel Ferreira, do Palmeiras, expulso antes do final do 1º tempo com o Cuiabá, e Mauricio Barbieri, do Vasco, no 2º tempo com o Atlético Mineiro.
- O ATACANTE venezuelano Soteldo foi expulso com dois cartões amarelos, em quatro minutos, na derrota da noite de ontem (16), do Santos para o Grêmio: o primeiro por reclamar com o 4º árbitro; o segundo, por falta dura.