A FIFA CONFIRMOU ontem (14), na reunião do Conselho Técnico, o aumento de sete para 32 times no Mundial de clubes, a partir de 2025, com seis vagas certas para a América do Sul, sendo quatro dos campeões da Libertadores de 2021 a 2024. Com isso, Palmeiras, campeão de 2021, e Flamengo, de 2022, estão garantidos.

AS DUAS VAGAS de 2023 e 2024 serão dos melhores do ranking da Confederação Sul-Americana, se Palmeiras e Flamengo não forem os campeões da Libertadores. A Fifa criou um torneio intercontinental com seis participantes: o campeão de cada Confederação e o país-sede. O vencedor jogará com o campeão europeu.

O CAMPEÃO DA AMÉRICA DO SUL terá que disputar playoff para decidir com o campeão europeu em jogo único. Os clubes da Ásia e da África reclamaram muito da entrada dos clubes sul-americanos e europeus só nas semifinais, como vinha acontecendo há vários anos. A Fifa ouviu a ponderação e decidiu mudar.

AS RECENTES participações ruins, do Palmeiras, eliminado por equipes africanas e da Concacaf, terminando em último, sem sequer marcar um gol, e do Flamengo, eliminado por equipe da Arábia Saudita (Al-Hilal), sem conseguir chegar à projetada final dos sonhos com o Real Madrid, aumentaram ainda mais as reclamações.

                                COPA DE 2026 COM 104 JOGOS

O CONSELHO TÉCNICO da Fifa também confirmou na reunião de ontem (14), que a 22ª Copa do Mundo, em 2026, primeira com 48 seleções e em três países, terá 104 jogos, mais 40 do que os 64 da Copa de 2022 no Catar. Serão 12 grupos de 4, e além dos dois primeiros, os 8 melhores terceiros colocados também passarão de fase.

                                  TORCEDORES FORAGIDOS DA JUSTIÇA

AGENTES DA POLÍCIA CIVIL continuam intensificando as buscas, em todos os locais possíveis, para cumprir o mandado de prisão dos torcedores do Flamengo, Vasco e Fluminense, classificados como “foragidos da justiça” pelo delegado Pablo Sartori: “São foragidos, mas serão encontrados e presos por nossas equipes de agentes”.

A PRISÃO POR 30 DIAS foi decretada pela justiça do Rio, por solicitação da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática. Anderson Azevedo Dias, da Young Flu; Fabiano Souza Marques, da Força Jovem do Vasco; Bruno da Silva Paulino, da Jovem do Flamengo, e Anderson Clemente Silva, da Raça Rubro-negra, são procurados.

O TORCEDOR Anderson Clemente Silva, da Raça Rubro-negra, conhecido pela alcunha de Macula, é acusado de ter matado um torcedor do Botafogo em 2012. O veto de frequentar estádios foi ampliado de 90 dias para cinco anos. As sedes das torcidas organizadas serão interditadas por igual período.

O SIGILO BANCÁRIO de todos os envolvidos também será quebrado, assim como o sigilo dos dados telefônicos. O delegado Pablo Sartori reafirmou o compromisso de localizar e prender, no mais curto tempo possível, todos os torcedores procurados pela justiça.

Foto: Coluna do Fla