O FLAMENGO é o favorito mais amplo da 2ª rodada, no jogo da noite de hoje (19), no Maracanã, com o Ñublense, do Chile, time mais fraco do Grupo A, derrotado na estreia, em casa, pelo Racing, da Argentina, por 2 x 0. A estreia do técnico argentino Jorge Sampaoli, de 63 anos, poderá até mesmo ser uma das maiores goleadas da Libertadores de 2023, no 164º jogo do Flamengo, atual campeão do maior torneio de clubes da América do Sul.
O FLAMENGO entra motivado, não só pela estreia do técnico, mas pela vitória na estreia do Campeonato Brasileiro sobre o Coritiba por 3 x 0, que serviu para reabilitar a equipe, depois de três derrotas consecutivas, na virada que levou do Aucas, no Equador, por 2 x 1, na estreia da Libertadores; da goleada que sofreu do Fluminense por 4 x 1 na final do Campeonato Carioca, e da derrota para o Maringá por 2 x 0, na estreia da 3ª fase da Copa do Brasil.
JORGE SAMPAOLI só orientou dois treinos e não anunciou a escalação para o seu jogo de estreia. Os observadores admitem que possa iniciar com a formação apresentada pelo interino no jogo com o Coritiba: Santos, Wesley, Fabricio Bruno, Leo Pereira e Ayrton Lucas; Tiago Maia, Gerson e Everton Ribeiro; Mateus França, Gabriel e Cebolinha. Seria o ponto de partida para novas observações e de futuras mudanças.
O FLAMENGO terminará a 2ª rodada em 2º do Grupo A, com 3 pontos, mesmo que não haja vencedor no jogo de amanhã, no estádio El Cilindro, em Buenos Aires, onde Racing e Aucas, com três pontos, se enfrentarão. Se um ou outro vencer, assumirá a liderança com 6 pontos. A previsão era de Flamengo x Racing decidiria o 1º lugar, mas a vitória do Aucas sobre o Flamengo pode mudar a projeção.
A ÚNICA CERTEZA é a de que o Ñublense será o último do Grupo A, devido à fragilidade de sua equipe, treinada pelo chileno Jaime Garcia, ex-goleiro de 45 anos, que perdeu os últimos seis jogos, sem fazer gol em três, e é 6º, entre os 15 do campeonato nacional. O Club Deportivo Ñublense participa pela primeira vez da Libertadores por ter sido vice-campeão chileno em 2022. Três de seus melhores jogadores – o zagueiro Mateos e os atacantes Guerra e Aravena – foram vendidos.
FLAMENGO x ÑUBLENSE terá arbitragem de Wilmar Roldan, colombiano de 43 anos, desde 2008 na Fifa. Em 2013, em jogo do São Paulo, foi denunciado pelo ex-atacante Luis Fabiano, que disse ter sido chamado por ele de “macaco”. Dois anos depois, Roldan apitou a final da Copa América de 2015, primeira que o Chile ganhou, dirigido pelo novo técnico do Flamengo, ao vencer a Argentina nos pênaltis (4 x 1), depois de 0 x 0 nos 90 minutos.
Fotos: Gávea News e Mundo Rubro Negro