O FLAMENGO confirmou o amplo favoritismo e voltou à liderança pelo saldo de gols, garantindo a classificação às semifinais da Taça Guanabara, com a goleada sobre o Boavista por 4 x 0, no jogo que encerrou a 9ª e antepenúltima rodada, na noite de ontem (20), no Maracanã. O resultado também assegurou a classificação do Fluminense, empatado com o Flamengo em pontos (21) e vitórias (6).

O FLAMENGO dominou do início ao fim, sem que o goleiro argentino Rossi tenha feito sequer uma defesa difícil, e saiu aplaudido para o intervalo, com 2 x 0, gols de Luis Araújo, de canhota, de fora da área, aos 9 minutos, e de Pedro, de cabeça, aos 19, completando de cabeça na pequena área o cruzamento de Cebolinha.

EMBORA ARTILHEIRO da equipe e vice-artilheiro do campeonato, Pedro saiu vaiado ao ser substituído por Gabriel, aos 23, quatro minutos depois de não aproveitar o pênalti, que o goleiro André Luis defendeu no canto esquerdo. A quarta vitória consecutiva foi completada com os gols de Arrascaeta, aos 26 e aos 41, ao receber assistência de De La Cruz, que reapareceu com atuação discreta.

O FLAMENGO HOMENAGEOU David Luis e Cebolinha pelo centésimo jogo, oferecendo-lhes a camisa personalizada com o número 100. A homenagem poderia ter sido estendida ao zagueiro Fabricio Bruno, que tem 99 jogos, mas ele foi preservado, de acordo com o rodízio estabelecido pela comissão técnica. O meia Gerson, com problema renal, teve alta, mas ainda pode passar por uma cirurgia.

FOI A 17ª VITÓRIA do Flamengo em 22 jogos com o Boavista, que só venceu um jogo, em 2012, de virada (2 x 1), depois de quatro empates. O time dos 4 x 0 da noite de ontem (20), no Maracanã: Rossi, Varela (Wesley), David Luis, Leo Pereira (Cleiton) e Ayrton Lucas (Matias Viña, que estreou bem); Igor Jesus, De La Cruz e Arrascaeta; Luis Araújo (Bruno Henrique), Pedro (Gabriel) e Cebolinha.

FLAMENGO 4 x 0 BOAVISTA registrou R$1.074.925,50. 34.220 pagantes. O árbitro Alex Stefano advertiu Mateus Lucas e Sheldon, ambos do Boavista, com cartão amarelo. A terceira derrota do Boavista deixou o time do técnico português Filipe Candido em 7º com 12 pontos, ultrapassado pelo Botafogo, 5º, e pela Portuguesa, 6º, também com 14 pontos, mas com menos uma vitória.

O FLAMENGO volta ao Maracanã domingo (25) para o Fla-Flu da penúltima rodada, em que o Fluminense, dependendo do resultado do jogo de ida da decisão da Recopa Sul-Americana com a LDU, amanhã (22), no Equador, poderá poupar a maioria dos titulares. Na última rodada, o Fluminense terá o clássico com o Botafogo, três dias depois do 2º jogo com a LDU, no Maracanã.

Fotos: Flamengo / Facebook / Gilvan de Souza / CRF e Marcelo Cortes / CRF