O FLAMENGO ESTÁ SOB AMEAÇA de ser um dos quatro últimos, depois de cair do 13º ao 16º, após a terceira derrota consecutiva, segunda de virada por 2 x 1, na tarde de ontem (7) para o Athletico Paranaense. Se o Corinthians vencer o Fortaleza, hoje ( 8 ), no último jogo da 4ª rodada, fica com 6 pontos, e sobe, pelo menos seis posições, do 17º ao 11º, ultrapassando o Flamengo (3), Atlético Mineiro (4), Santos (4), Cuiabá (4), Bragantino (5) e Vasco (11º, 5 pontos).

SE VENCER, O CORINTHIANS soma 6 pontos e não só ultrapassa os seis citados, mas se iguala ao Athletico Paranaense (10º) e ao Bahia (9º), e pode também ultrapassá-los, dependendo do saldo de gols. Para ultrapassar o Athletico, zerado no saldo de gols (5 a 5), o Corinthians, com saldo negativo de 2 gols (4 a 6), teria que vencer por 3 gols. E para ultrapassar o Bahia, com saldo de 1 gol (6 a 5), teria que vencer por 4 gols. O Fortaleza sofreu só 3 gols em três rodadas.

CORINTHIANS E FORTALEZA completam na noite de hoje ( 8 ) 10 anos de confrontos no Campeonato Brasileiro, desde 4 de maio de 2013, quando o Corinthians venceu como visitante por 2 x 1. No retrospecto geral de 21 jogos, 13 vitórias do Corinthians, 4 do Fortaleza e 4 empates. Em 11 jogos do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza nunca venceu o Corinthians como visitante: 9 derrotas, 2 empates. A estatistica não entra em campo, mas estimula.

LUXEMBURGO pode escalar, pela primeira vez como titular, o atacante Pedro, paulistano de 17 anos, revelado no clube e que só entrou em um jogo, saindo do banco de reservas, na vitória sobre o Santo André por 3 x 1, em 4 de março, no Campeonato Paulista de 2023. O técnico tem ideia de preservar Yuri Alberto, que não faz gol há nove jogos e passou a ser pressionado pelos torcedores, a quem Luxemburgo tem pedido paciência e menos cobrança.

O PROVÁVEL Corinthians para a estreia de Luxemburgo no Campeonato Brasileiro: Cassio, Fagner, Gil, Murillo e Mateus Bidu; Roni, Fausto Vera e Maycon; Adson, Pedro e Roger Guedes, que atuará mais próximo da área. Na visão do técnico, Roger Guedes é um grande finalizador, “em nível de seleção brasileira”. Luxemburgo diz não ter dúvida de que “o Corinthians vai surpreender pela postura, com futebol ofensivo, sempre na direção do gol”.

O FORTALEZA, 4º com 7 pontos, pode tirar o Cruzeiro do 3º lugar, com 9 pontos, e se igualar em pontos ao vice-líder Palmeiras, com 10, mas teria que vencer o Corinthians por três gols para tirar o Palmeiras do 2º lugar. O saldo do Palmeiras é de 7 gols (11 a 4) e o do Fortaleza, de 5 (8 a 3). Um dos três invictos, junto com Botafogo e Palmeiras, o Fortaleza venceu o Coritiba (3 x 0), o Fluminense (4 a 2) e empatou na estreia, em casa, com o Internacional (1 a 1).

O TÉCNICO ARGENTINO Juan Pablo Vojvoda poderá contar com o artilheiro Tiago Galhardo, beneficiado pelo efeito suspensivo, após expulsão na Copa do Nordeste. O Fortaleza iniciará com Fernando Miguel, Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Hércules e Pochettino; Calebe, Tiago Galhardo e Moisés. O time tenta o 11º jogo sem perder, após 8 vitórias e 2 empates, desde a última derrota, em março, para o arquirrival Ceará (3 x 2). O catarinense Ramon Abatti Abel será o árbitro da noite de hoje ( 8 ), na Arena Corinthians.

Foto: Futboo