O ATACANTE LAZARO, de 19 anos, marcou um gol em cada tempo na vitória do Flamengo por 2 x 1 sobre a Portuguesa, na noite de ontem (26), no estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, onde o técnico português Paulo Sousa, de 51 anos, foi aplaudido no intervalo pelos três mil torcedores que prestigiaram a estreia no Campeonato Carioca. Mesmo sem grande apresentação, o Flamengo foi superior na maior parte do jogo de nível técnico médio.

O FLAMENGO FEZ 1 x 0 logo aos 5 minutos, quando Lazaro converteu o pênalti do goleiro Carlão em André, que aos 31 chegou atrasado para aproveitar de cabeça o cruzamento de Tiaguinho. Na volta do intervalo, Lazaro fez 2 x 0 aos 10, após rebote do goleiro em chute forte de Tiaguinho. O lateral Sanchez, com boa impulsão e cabeceio forte, marcou aos 16 o gol da Portuguesa, que só não empatou aos 46 pela boa defesa de Mateus Cunha, em chute forte do volante Feitosa.

LAZARO VINÍCIUS MARQUES, mineiro de BH, fez os dois primeiros gols em 14 jogos pelo Flamengo e tem contrato até março de 2025, com multa rescisória de 80 milhões de euros (R$510 milhões), embora seu valor de mercado seja de 3.200 mil euros, proposta do Mônaco não aceita. Em 2019, na decisão com o México, no estádio Bezerrão, em Brasília, ele marcou o gol da virada (2 x 1) do título mundial sub-17, que a seleção brasileira não ganhava há 16 anos. 

O TÉCNICO FABIO MATIAS, paulista de 42 anos, voltou de São Paulo com oito jogadores que disputaram os dois primeiros jogos da Copinha e farão os dois próximos, sábado (29), com o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira, e 4ª feira (2), com o Boavista, no estádio Luso Brasileiro. O time titular só estreará na 4ª rodada do Campeonato Carioca, domingo, 6 de fevereiro, com o Fluminense, em Brasília.

MESMO COM MENOS de duas semanas de preparação, a equipe sub-23 demonstrou bom padrão de jogo na vitória da noite de ontem (26): Mateus Cunha, Wesley, Noga (c), Cleiton e Marcos Paulo; Igor Jesus (Kayke), Yuri e Mateus França; Tiaguinho (Petterson), Lazaro (Werton) e André (Ryan Luka). O time da Portuguesa, do técnico paulista Marcus Grippi, de 40 anos, fez 20 contratações, mas teve pouco tempo para os ajustes, embora o rendimento tenha sido razoável.

SEIS CARTÕES – O árbitro carioca Bruno Arleu Araújo, de 38 anos, na FIFA desde 2020, teve atuação segura, marcando 26 faltas (15 da Portuguesa) e aplicando seis cartões amarelos, os dois do Flamengo em Igor Jesus e no substituto Kayke, e os quatro da Portuguesa no zagueiro Leandro Amaro, nos meias William e Watson, e no goleiro Carlão pelo pênalti cometido em André. Foi a 69ª vitória do Flamengo em 76 jogos com a Portuguesa, que ganhou 3 e empatou 4.

ACUSAÇÃO GRAVE – Os principais jornais esportivos de Portugal publicaram em suas edições impressas de ontem (26), acusação grave de José Manuel Antunes, ex-vice-presidente do Benfica, ao ex-técnico do Flamengo: “Jesus deixou um rastro de mediocridade enorme no Benfica e não deveria ter voltado ao clube após regressar do Brasil. O Benfica hoje é uma equipe desfigurada e com sequelas do péssimo trabalho que Jorge Jesus realizou durante ano e meio”.

Foto: Coluna do Fla