O FLAMENGO MANTEVE o 3º lugar com 35 pontos, a 2 do vice-líder Palmeiras e a 13 do líder Botafogo, ao vencer o Coritiba por 3 x 2, na tarde deste domingo (20), no Estádio Couto Pereira, no Alto da Glória, em Curitiba. Depois de sofrer o gol de Robson aos 14 minutos, o Flamengo empatou, também de pênalti, com Gabriel aos 18, e virou com Arrascaeta, de cabeça, aos 31. No 2º tempo, Edu fez o 2º do Coritiba aos 37 segundos, e Gerson, o da vitória, aos 49 minutos.

FOI A 10ª VITÓRIA do Flamengo, quinta como visitante e terceira por 3 x 2, como nos jogos do turno com o Bahia, na Fonte Nova, e com o Santos, na Vila Belmiro. Bem diferente do turno, em que venceu fácil no Maracanã por 3 x 0, o Flamengo teve que dobrar o empenho para conseguir a virada antes do intervalo. Robson fez 1 x 0, convertendo pênalti que sofreu de Filipe Luis, e Gabriel empatou cobrando o pênalti de Marcelino Moreno em Wesley.

GABRIEL ACERTOU o travessão aos 29, e dois minutos depois, em jogada de Bruno Henrique, Arrascaeta colocou o Flamengo pela primeira vez em vantagem. Antes do primeiro minuto do 2º tempo, uma falha grosseira do zagueiro Fabricio Bruno deu chance a Edu de marcar o 1º gol com a camisa do Coritiba, aos 37 segundos. De fora da área, Gerson fez o belo gol da vitória, no último minuto dos seis de acréscimos, aos 49.

O FLAMENGO teve a 33ª formação diferente em igual número de jogos com o técnico argentino Jorge Sampaoli, criticado pelas más atuações da defesa, que sofreu três gols de cabeça do Olimpia, na eliminação da Libertadores. Com 26 gols sofridos em 20 jogos, a defesa do Flamengo só é menos vazada que a do Goiás (27) e as dos quatro últimos colocados: Santos (32), Vasco (29), Coritiba (29) e América Mineiro (44).

O FLAMENGO é o time com mais advertências com cartão amarelo: 68. Na vitória sobre o Coritiba, o árbitro paulista Raphael Claus advertiu Bruno Henrique, Ayrton Lucas e Gerson, suspenso do jogo da 21ª rodada com o Internacional, sábado (26), no Maracanã. Gerson, Gabriel e David Luiz estão entre os mais advertidos.

O FLAMENGO que venceu o Coritiba: Mateus Cunha, Wesley, Fabricio Bruno, Leo Pereira e Filipe Luis (Ayrton Lucas); Erick (Tiago Maia), Victor Hugo (Everton Ribeiro), Gerson e Arrascaeta; Gabriel (Luis Araújo) e Bruno Henrique (Pedro). O técnico Sampaoli discordou de críticas à atuação da equipe e à escalação de Filipe Luis, em detrimento de Ayrton Lucas. Segundo ele, “Filipe Luis dá mais velocidade à saída da defesa para o ataque, e também é firme na marcação”.

                                                            GOLEADA DO BAHIA NO BRAGANTINO

COM DOIS GOLS em cada tempo, o Bahia foi o time da única goleada na abertura do returno do Campeonato Brasileiro, com 4 x 0 sobre o Bragantino, que o havia vencido de virada por 2 x 1 no primeiro turno. 38.471 torcedores fizeram a festa deste domingo (20), na Arena Fonte Nova, onde o Bahia também manteve o tabu de não perder para o Bragantino, completando a sétima vitória em treze jogos.

O CONFRONTO de técnicos portugueses apresentou amplo domínio de Renato Paiva sobre Pedro Caixinha, ex-goleiro de 52 anos, que sofreu sua pior derrota no Bragantino, desde janeiro. O volante Rezende e o zagueiro Victor Hugo fizeram os gols do 1º tempo, e na volta do intervalo, os meias Mingotti e Cauly completaram a goleada do Bahia, próximo adversário do líder Botafogo, domingo (27), no Estádio Nilton Santos.

A GOLEADA manteve o Bahia fora do rebaixamento. 16º, o Bahia também está igual ao Santos em pontos (21) e em vitórias (5), mas com menos saldo negativo de gols (3 a 11). O Bahia marcou 22 e sofreu 25; o Santos marcou 21 e sofreu 32. Na 21ª rodada, o Santos jogará domingo (27) com o Atlético, no Mineirão.

                                                            FLUMINENSE PODE SAIR DO 4º LUGAR

O VISITANTE Athletico Paranaense, 7º com 31 pontos, pode subir três posições, ultrapassando Bragantino (6º com 32), Grêmio (5º com 33) e tirando o Fluminense do 4º com 34, se vencer o Goiás, 15º com 22, por três gols, no jogo que completa a 20ª rodada, nesta 2ª feira (21), no Estádio da Serrinha, em Goiânia. O Fluminense tem saldo de 8 gols (28 a 20); o Athletico, de 6 gols (28 a 22). 

O GOIÁS, 15º com 22 pontos, se vencer, ultrapassará o Internacional, 14º, e o Corinthians, 13º, ambos com 24 pontos, e empata em pontos (25) com o Cruzeiro, que tem seis vitórias, enquanto o Goiás chegaria à 7ª vitória. Bom dizer: será o 23º confronto em Goiânia, com 13 vitórias do Goiás, 5 empates e 4 vitórias do Athletico, que venceu o jogo do turno por 2 x 0, em 15 de abril, na Arena da Baixada, em Curitiba.

Fotos: Gilvan de Souza / CRF