COM A VITÓRIA da noite deste sábado (5) sobre o Bahia por 2 x 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador, o Flamengo manteve o 4º lugar com 51 pontos, e com um jogo a menos com o Internacional, em Porto Alegre, diminuiu para 9 pontos a vantagem do Botafogo, líder com 60.

MESMO SEM ter feito grande apresentação, o Flamengo foi bem superior ao Bahia e marcou um gol em cada tempo. O primeiro, do lateral-esquerdo Ayrton Lucas, aos 35 minutos, e o segundo, do meia colombiano Carlos Alcaraz, nos acréscimos, convertendo o pênalti que resultou na expulsão do lateral colombiano Santiago Arias por agressão a Wesley.

DEPOIS DE 1 x 0 no Corinthians, no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, foi a estreia de Filipe Luis como técnico no Campeonato Brasileiro, contra o Bahia, adversário do primeiro jogo na volta ao Brasil, após 14 anos na Europa. Desta vez, com vitória, diferente de 2019, quando o Bahia voltou a vencer o Flamengo (3 x 0) depois de cinco anos (7 jogos).

FOI A 15ª VITÓRIA do Flamengo, 6ª em 14 jogos como visitante, 2ª sem sofrer gol. Filipe Luis não comparou a atuação da estreia à desta noite, limitando-se a elogiar a postura ofensiva: “Corremos riscos porque o Bahia tem um time qualificado e bem dirigido. O técnico reafirmou que a postura do time será sempre ofensiva, sem receio de enfrentar risco”.

ELEGANTE, o técnico do Flamengo disse não ter encontrado a equipe no caos e elogiou o trabalho de Tite, que o dirigiu na seleção: “O time vinha praticamente sem tempo para respirar, com jogos seguidos e os jogadores dormindo na concentração. A data Fifa vai nos dar tempo para descansar e treinar bem para o jogo com o Fluminense, outro grande adversário”.

DESDE A ESTREIA, 1 x 1 com o Resende, domingo, 3 de fevereiro de 2019, Gabriel completou 183 vitórias nos 300 jogos com a camisa do Flamengo, depois de 60 empates e 57 derrotas: 157 gols, 44 assistências e 12 títulos, destacando-se as Libertadores de 2019 e 2022.

ESTATÍSTICA INCÔMODA é a de Rogerio Ceni, que perdeu todos os 15 jogos com o Flamengo, sofrendo 30 gols, sem que seus times tenham feito gol em 9 jogos, desde 2017. O Bahia é a quarta equipe que Ceni dirige em confrontos com o Flamengo, depois do São Paulo, Fortaleza e Cruzeiro.

O FLAMENGO da 2ª vitória com Filipe Luis: Rossi, Wesley (Varela), Leo Ortiz, Leo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De la Cruz (Carlos Alcaraz), Gerson e Arrascaeta (Allan); Bruno Henrique (Michael) e Gabriel (Gonzalo Plata). O jogo da 30ª rodada com o Fluminense será 5ª feira (17).

JOGO DE 31 FALTAS (20 do Bahia) e oito cartões amarelos – Arrascaeta, Bruno Henrique, Leo Pereira e Allan, e Everaldo, Caio Alexandre, Kanu e Santiago Arias, expulso pela agressão a Michael no lance do pênalti -, Bahia 0 x 2 Flamengo foi bem apitado pelo gaúcho Rafel Klein.

DEPOIS DO FLA-FLU, o Flamengo terá mais quatro jogos com o mando de campo, com Juventude, Atlético Mineiro, Internacional e Vitória, na última rodada, e será visitante no jogo atrasado com o Internacional, e Cruzeiro, Cuiabá, Fortaleza e Criciúma.

Foto: Flamengo / Facebook oficial