Escolha uma Página

Foto: Alexandre Vidal / Assessoria do Flamengo

O Flamengo inicia na noite desta quinta (10) a temporada 2019 com o Ajax FC, atual e 33 vezes campeão holandês, no Orlando City Stadium – 25.500 lugares -, que custou 155 milhões de dólares e foi inaugurado em 24 de fevereiro de 2017, com o primeiro gol de Kaká – último brasileiro a ganhar em 2007 o prêmio Fifa de melhor do mundo -, nos 3 x 1 do Orlando sobre o Saint Louis. O jogo abre o torneio da Flórida, que tem também a participação do São Paulo e do Eintracht Frankfurt, atual sexto colocado do Campeonato Alemão, que se enfrentam no outro jogo desta quinta.

15 ANOS DEPOIS – Flamengo x Ajax marca a volta de Abel Braga ao comando do time do Flamengo, 15 anos depois de ter ganho o Campeonato Carioca e perdido a decisão da Copa do Brasil para o Santo André, do interior paulista, no Maracanã, em 2004. O técnico só não antecipou se Cesar será mantido no gol ou se promove a volta de Diego Alves, que teve problema no final de 2018 e foi afastado do elenco pelo técnico Dorival Júnior. A nova diretoria, empossada este mês, reintegrou o goleiro com o aval do técnico.

TIME PROVÁVEL – Abel Braga deve fazer muitas alterações durante o primeiro jogo do ano com o Ajax, não estando descartada nem mesmo a escalação de duas formações, uma em cada tempo. O time que vai iniciar terá Cesar ou Diego Alves, Pará, Leo Duarte, Rhodolfo e Renê; Cuéllar, Arão, Everton Ribeiro e Diego; Uribe e Vitinho.

HÁ UM CLIMA de euforia na delegação que se encontra em Orlando pelo anúncio da contratação de Gabriel e Arrascaeta, enquanto o Flamengo dá sequência ao trabalho de fortalecimento do grupo com a chegada do lateral Rafinha, 33 anos, do Bayern de Munique. O único dos novos contratados que estreia hoje é o zagueiro Rodrigo Caio, ex-São Paulo.

FLAMENGO SUPERMOTIVA – Os 25.500 lugares do Orlando City Stadium estarão ocupados. O clima é de alto astral com a presença do Flamengo, supermotivando os torcedores americanos e brasileiros, que aproveitam as férias. Orlando fica na região central do estado da Flórida, que em 2012 registrou o recorde de 55 milhões de turistas, tornando a cidade a mais visitada dos Estados Unidos e a segunda mais visitada do mundo.

ORLANDO dispõe de 100 mil quartos de hotéis e 30 mil residências de aluguel para as férias. O turismo emprega 250 mil pessoas, sendo que a Disney World conta com 60 mil funcionários, a que mais emprega no país. O estado da Flórida lidera nos últimos 10 anos em atendimento e pesquisa na área da saúde (Flórida Hospital), tem a segunda maior Universidade do estado e uma das maiores equipes da NBA, a Liga norte-americana de basquetebol, a Orlando Magic, com Arenas sempre superlotadas. O nome da cidade é homenagem ao soldado americano Orlando Reeves, que morreu em 1873.

ÚNICO BRASILEIRO – O atacante paulistano David Neres, 21 anos, é o único brasileiro do elenco do Ajax, maior campeão da Holanda com 33 títulos, que figura no Guiness – livro dos recordes mundiais – por ter conseguido 26 vitórias consecutivas de outubro de 71 a março de 72. Vinte e três anos depois, o Ajax chegou a 25 vitórias consecutivas, entre 1995 e 1996. 

OS NOTÁVEIS – Johann Cruyff, um dos maiores jogadores de todos os tempos, encabeça a lista dos notáveis do Ajax, que teve, entre outros, Neeskens e Ruud Krol – também da seleção vice-campeã do mundo em 74 -, Kluivert, Rijkaard, Van Basten, Dennis Bergkamp, o supergoleiro Van der Saar e os irmãos Ronald e Frank De Boer.

TRICAMPEÃO – Clube de 118 anos, fundado em Amsterdam, norte da Holanda, em 18/3/1900, o Ajax FC – base da famosa seleção da Holanda, a Laranja Mecânica, que encantou o mundo na Copa de 74 – é o único holandês tricampeão da Europa – 71, 72, 73 – e em 72 ganhou também o Mundial de clubes derrotando (3 x 0, gols de Neeskens (2) e Rep) o Independiente da Argentina, dia 28/9/72, no Estádio Olímpico de Amsterdam, depois de 1 x 1 no primeiro jogo em Buenos Aires.