O RETROSPECTO DÁ AO FLAMENGO amplo favoritismo na noite desta 4ª feira (5), no Maracanã, ao receber o Athletico Paranaense para o primeiro jogo do mata-mata das quartas de final da Copa do Brasil, em que o vencedor terá prêmio de R$4.300 mil e disputará as semifinais com Bahia ou Grêmio. Os times se enfrentam pelo quinto ano consecutivo, e em 10 jogos o Flamengo venceu 4, o Athletico Paranaense ganhou 1 e houve 5 empates.

O FLAMENGO ELIMINOU o Athletico nas oitavas de final de 2020, com 1 x 0 em Curitiba e 3 x 2 no Maracanã. Nas quartas de final de 2019, depois de 1 x 1 em Curitiba e 1 x 1 no Maracanã, o Athletico eliminou o Flamengo por 3 x 1 nos pênaltis. Em outra decisão de quartas de final, em 2022, quando foi campeão, o Flamengo ficou no 0 x 0 no Maracanã e ganhou por 1 x 0 em Curitiba.

O ATHLETICO ELIMINOU o Flamengo com vitória categórica por 3 x 0 no Maracanã, depois de 2 x 2 no jogo de ida em Curitiba, na fase semifinal de 2021. No ano seguinte, na decisão da Copa Libertadores de 2022, em jogo único, em Guaiaquil, no Equador, o Flamengo venceu o Athletico por 1 x 0, e no Campeonato Brasileiro de 2023, na Arena da Baixada, em Curitiba, o Athletico venceu o Flamengo por 2 x 1, de virada, na 4ª rodada.

O FLAMENGO não terá o zagueiro Leo Pereira, recuperando-se de dores na coxa, e é pouco provável que conte com Gabriel, que torceu o tornozelo, após marcar o primeiro gol dos 2 x 0 de sábado (1) no Fortaleza, embora continue intensificando o tratamento para tentar a recuperação. A escalação não foi antecipada, mas não deve ser muito diferente de Mateus Cunha, Wesley, Fabricio Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Eric Pulgar, Tiago Maia, Gerson e Arrascaeta; Pedro e Bruno Henrique.

O ATHLETICO não terá o meia uruguaio David Terans, negociado com o Pachuca, do México, mas o atacante Vitor Roque, embora já vendido ao Pachuca, só vai se apresentar ao clube mexicano em janeiro. Depois de poupar a maioria dos titulares no 2 x 2 com o Palmeiras, o time estará completo na noite de hoje (5), no Maracanã, mantendo três zagueiros: Bento, Pedro Henrique, Tiago Heleno e Zé Ivaldo; Khellven, Erick, Fernandinho e Christian; Canobbio e Vitor Roque. O comando continua com o técnico interino Wesley Carvalho.

FLAMENGO x ATHLETICO será apitado pelo paulista Flavio Rodrigues de Souza, árbitro Fifa de 42 anos. No mesmo horário (21:30), América Mineiro e Corinthians jogarão na Arena Independência, em Belo Horizonte. Antes, São Paulo e Palmeiras reviverão um dos grandes clássicos brasileiros, às 19:30, no Morumbi.

                          GRÊMIO EMPATA NOS ACRÉSCIMOS

O GRÊMIO EMPATOU em 1 x 1 o jogo de ida com o Bahia, na noite desta 3ª feira (4), na Arena Fonte Nova, em Salvador, e a vaga será decidida nos pênaltis, se houver outro empate, 4ª feira (12), na Arena Grêmio, em Porto Alegre. O atacante gaúcho Everaldo, formado na base do Grêmio, marcou o gol do Bahia no 1º minuto do 2º tempo, e o atacante mato-grossense Cuiabano empatou nos acréscimos, aos 49 minutos.

FOI O 9º JOGO ENTRE os times pela Copa do Brasil, com o segundo empate, primeiro em Salvador, onde o Bahia só venceu o Grêmio uma vez e sofreu três derrotas. No total de jogos, vantagem ampla do Grêmio com seis vitórias. O atacante uruguaio Luis Suarez sentiu dores musculares durante o aquecimento e foi afastado, substituído por Vina, que pouco produziu. A tendência é que o Grêmio se classifique para jogar com o vencedor de Flamengo x Athletico Paranaense nas quartas de final.

Imagem: SuperEsportes