Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press
O Flamengo perdeu a vice-liderança e caiu para o terceiro lugar com 60 pontos, ao empatar (2 x 2) com o São Paulo, que esteve duas vezes em vantagem, na tarde deste primeiro domingo (4) de novembro, no estádio do Morumbi. O Internacional ganhou (2 x 1) do Atlético Paranaense e subiu para o segundo lugar com 61 pontos. O líder Palmeiras (66), que sábado venceu (3 x 2) o Santos, aumentou para seis pontos a vantagem sobre o Flamengo e cinco sobre o Inter.
UM MINUTO – São Paulo e Flamengo fizeram jogo muito movimentado, que teve os dois primeiros gols marcados em um minuto. Entre o capitão Rever e o lateral Pará, o São Paulo abriu o placar aos oito, com o chute forte de Diego Souza. No minuto seguinte, após cruzamento do lateral Renê, o colombiano Fernando Uribe empatou de cabeça. Uribe desperdiçou a virada aos 38, chutando forte, mas por cima, de dentro da pequena área.
BELO GOL – Na volta do intervalo o São Paulo foi bem mais determinado e fez 2 x 1 logo aos cinco minutos, com o belo gol do meia-atacante Helinho, 18 anos, formado na base do clube. Canhoto, ele chutou forte de fora da área no ângulo direito, sem chance para o goleiro Cesar. O Flamengo só chegou ao empate final aos 37, com a jogada de Vitinho pela esquerda, concluída pelo lateral Rodinei, cinco minutos após substituir Pará.
CHANCE DE OURO – Vitinho, com bom desempenho no jogo, teve a melhor chance da virada do Flamengo, aos 45 minutos, ao isolar a bola na pequena área, bem junto da trave direita do goleiro Sidão, que reapareceu bem no lugar de Jean, suspenso. Se o Flamengo não ganhou, mostrar disposição e vontade para evitar a derrota, que não merecia. O Flamengo foi determinado em todos os momentos e chegou a ter mais domínio do jogo que o São Paulo. R$1.109.117,00. 32.612 pagantes.
MAIS DIFÍCIL – O zagueiro Rever admitiu que “precisamos fazer a nossa parte para continuarmos com chance, agora mais difícil depois desse empate”. Demonstrando muito nervosismo, provavelmente por sua queda de rendimento técnico, Lucas Paquetá foi o único do Flamengo advertido com cartão amarelo, além de ter sido chamado à parte pelo árbitro goiano Wilton Sampaio, com boa atuação, que o ameaçou de expulsão.
MAIS LONGE – Foi o sétimo empate, terceiro 2 x 2, do Flamengo em 16 jogos como visitante no Brasileirão 2018. A vitória do Internacional, horas depois, deixou o Flamengo ainda mais longe do título, pela desvantagem de seis pontos do líder Palmeiras (66 a 60). Depois do clássico de sábado (10) com o Botafogo, o Flamengo ainda fará dois jogos como visitante, com Sport e Cruzeiro. No Rio, os jogos serão Santos, Grêmio e Atlético Paranaense, na última rodada.
SÃO PAULO – Time que mais empatou (12) no Brasileirão 2018, o São Paulo manteve o quarto lugar com 57 pontos – 15 vitórias, 5 derrotas – e o saldo de 14 gols, com 43 marcados e 29 sofridos. Dos 12 empates, 6 no Morumbi (segundo 2 x 2). Além do clássico do próximo sábado (10) com o Corinthians, o São Paulo jogará fora com Vasco e Chapecoense (última rodada), e os três últimos jogos no Morumbi serão com Grêmio, Cruzeiro e Sport.