O Flamengo assegura a classificação para a segunda fase da Copa Libertadores, se vencer o Peñarol na noite de hoje (3), no Maracanã, onde ainda terá o jogo com o San José. Com 100% de aproveitamento – duas vitórias em dois jogos -, o Flamengo abrirá seis pontos de vantagem (9 a 3) sobre o Peñarol e cinco sobre a LDU (4), que na noite de ontem (2), em Oruro, empatou (3 x 3) com o lanterna San José, que somou o primeiro ponto.

827 INGRESSOS – O recorde de público pagante de 2019 está garantido em Flamengo x Peñarol. Depois de 58.034 nos 3 x 1 sobre a LDU, todos 58.861 ingressos para o jogo da noite desta primeira quarta (3) de abril foram vendidos. A diferença do novo recorde do ano no futebol brasileiro, a ser estabelecido de novo no Maracanã, é de 827, porque o Flamengo conseguiu os disponíveis para os torcedores uruguaios, que não alcançaram o limite de compra de 2.500 ingressos.

VINTE ANOS – É o tempo do último jogo oficial entre Flamengo e Peñarol, que o Flamengo venceu (3 x 0, Leandro Machado, Maurinho e Lê) em 25 de novembro de 1999 e foi à final da segunda Copa Mercosul, que ganhou na decisão com o Palmeiras: 4 x 3 no Maracanã e 3 x 3 no antigo Palestra Itália, com 32 mil torcedores, mais que o dobro do jogo no Rio (13.414). Caio, Rodrigo Mendes e Lê fizeram os gols do segundo jogo, sem Romário, artilheiro do torneio com oito dos 224 gols em 74 jogos disputados por 20 equipes.DÉCIMO QUARTO – O jogo de número catorze que Flamengo e Peñarol disputarão na noite de hoje (3), no Maracanã, será o quinto no Brasil. Os times se enfrentaram sete vezes no Uruguai e fizeram dois jogos em campos neutros quando disputaram torneios na Itália e no Peru. Nos 13 jogos com o Peñarol, o Flamengo leva vantagem de uma vitória (6 a 5)) e nos gols (20 a 15). 

CAMPANHAS – As melhores campanhas do Flamengo nos últimos 35 anos na Libertadores foram em 1984 e em 2007, quando o time se classificou invicto na fase de grupos, com 5 vitórias e 1 empate. Bom lembrar: o Flamengo foi o primeiro time do Rio a ganhar a Libertadores, em 81, quando também se tornou o único carioca a conquistar o Mundial de clubes. E mais: o Flamengo está completando 15 participações como o time do Rio que mais disputou a Libertadores.

Foto: Torcida Flamengo