O Flamengo concluiu a vigésima sétima rodada com a mão na taça, ao ganhar (2 x 0) o Fla-Flu e abrir dez pontos de vantagem sobre o vice-lider Palmeiras e treze sobre o Santos, terceiro colocado. Faltam onze rodadas e o Flamengo sobra na turma.Poucas vezes o Fla-Flu teve um vencedor, com tanta facilidade, quanto o da noite deste domingo (20), no Maracanã, em que o Flamengo foi superior do início ao fim, e o Fluminense só não saiu goleado pela excelente atuação do goleiro Muriel.
20 VITÓRIAS – O caminho da vigésima vitória do Flamengo foi aberto logo aos três minutos. Depois da cobrança curta do escanteio de Everton Ribeiro, Rodinei cruzou e Bruno Henrique – vice-artilheiro com 12 – cabeceou para marcar. Seguiram-se outras chances, que Muriel evitou, e a única do Fluminense, aos 44, foi desperdiçada por Yony Gonzalez.
O SEGUNDO – O domínio do Flamengo se acentuou na volta do intervalo e o segundo gol, aos 24, foi do meia Gerson com chute forte. O Flamengo soube controlar o restante do jogo, sem ser ameaçado e também demonstrando menos interesse em ampliar o placar. O Fluminense esteve longe de mostrar força para esboçar qualquer tipo de reação.
FLAMENGO – Diego Alves, Rodinei, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luis (Renê, 26 do segundo tempo); Piris da Mota, Gerson (Willian Arão, 23 do segundo tempo) e Everton Ribeiro; Vitinho (Reinier, 17 do segundo tempo), Gabriel e Bruno Henrique. Técnico – Jorge Jesus. Com 20 vitórias, 4 empates, 3 derrotas, 57 gols a favor e 22 contra -, o próximo jogo é o CSA, domingo (27), no Maracanã.
FLUMINENSE – Muriel, Gilberto, Nino, Frazan e Caio Henrique; Allan, Daniel e Ganso (Lucão, 27 do segundo tempo); Wellington Nem (João Pedro, 36 do segundo tempo), Yony Gonzalez e Nenê (Yuri Lima, 29 do segundo tempo). Técnico – Marcão.
PODE CAIR – Com 29 pontos – 14 derrotas, 5 empates, 8 vitórias – o Fluminense pode terminar a rodada em décimo sexto, se o Ceará, com 26, vencer o Bahia nesta segunda (21). O saldo negativo do Fluminense é de 10 gols (28 a 38) e o do Ceará é de três gols (25 a 28). Bom dizer: o atacante João Pedro, do Fluminense, completou 10 jogos sem gol !
OITO CARTÕES – Dos três advertidos do Flamengo, Piris da Mota levou o terceiro amarelo e Gabriel ficou pendurado. Pablo Marí foi o outro com cartão. Os advertidos do Fluminense foram Frazan, Caio Henrique, Yuri Lima, Lucão e Ganso, outra vez muito vaiado, principalmente ao sair substituído por Lucão, aos 27 do segundo tempo.
ERRO DO ÁRBITRO – Anderson Luis Daronco, da Federação Gaúcha e da FIFA, errou ao não marcar pênalti do zagueiro Nino, do Fluminense, em Gabriel, aos 11 do primeiro tempo, e ao não expulsar o zagueiro Pablo Marí, do Flamengo, por falta por trás em Wellington Nem, aos 16 do segundo tempo. Aplicou apenas o cartão amarelo.
Foto: André Durão