Foto: Staff Images / Flamengo

Mesmo com menos um pela expulsão de Lucas Paquetá aos 15 do segundo tempo, o Flamengo venceu (1 x 0) o Sport, na Ilha do Retiro, e reassumiu a vice-liderança do Brasileirão 2018, com 66 pontos, a cinco do líder Palmeiras, faltando só três rodadas. O gol foi de Willian Arão, de cabeça, aos 41 do segundo tempo, após escanteio que Vitinho bateu da esquerda com o pé direito. Arão se antecipou ao goleiro Mailson, que saiu muito mal e o deixou o gol desguarnecido.

BEM MELHOR – O Flamengo foi superior ao Sport no primeiro tempo, embora a maior chance de gol tenha sido evitada pelo goleiro Cesar, em bela defesa no ângulo esquerdo, ao desviar com a mão esquerda a falta bem cobrada por Michel Bastos, disparado o melhor do time pernambucano. Na volta do intervalo, o Sport tomou a iniciativa e exerceu domínio, mas o Flamengo soube conter com boa marcação, especial do volante Cuellar e dos zagueiros Rhodolfo e Rever.

Foto: flamengorj.com.br

EXPULSÃO – Voltando da suspensão de três cartões, Lucas Paquetá teve atuação apagada e quase complicou o time. Cinco minutos após o cartão amarelo, Paquetá foi (bem) expulso pelo árbitro Rafael Claus, da Federação Paulista, aos 15, ao puxar pela camisa o zagueiro Ernando, que arrancava para o contra-ataque. Aos 17, o Flamengo se recompôs e melhorou com Everton Ribeiro no lugar de Geuvânio, e o colombiano Orlando Berrío no lugar de Henrique Dourado.

Geuvânio e Henrique Dourado foram absolutamente decorativos, tanto quanto Hernane, ex-Flamengo, no time do Sport.

BOM LATERAL – Improvisado, devido à suspensão de Pará e Rodinei, o zagueiro Leo Duarte, que vinha cumprindo atuações seguras, saiu-se muito bem na lateral-direita, marcando com segurança e apoiando com firmeza. Berrío entrou bem e ficou perto de abrir o placar aos 33 com uma cabeçada na trave direita, com a bola voltando às mãos do goleiro. Quase no fim, o paraguaio Piris substituiu Vitinho, a fim de garantir o reforço da defesa, que segurou a vantagem. Foi o maior público do Brasileirão 2018 na Ilha do Retiro: 26.005 pagantes. R$283.760,00.

FUNDAMENTAL – Depois da sexta vitória em dezessete jogos como visitante – apenas a segunda por 1 x 0 -, ganhar do Grêmio na próxima quarta (21), no Maracanã, é fundamental para o Flamengo não só manter a vice-líder, mas a chance de título, ainda que bem remota. Domingo (25) o time jogará no Mineirão com o Cruzeiro e voltará ao Maracanã, no primeiro jogo de dezembro (2) para a rodada final com o Atlético Paranaense. 

O SPORT manteve o décimo quinto lugar com 38 pontos, mas pode cair uma posição, se o Ceará (38) vencer o Fluminense na noite desta segunda (19), no Maracanã. Foi a quinta derrota que o Sport sofreu em 17 jogos no Recife, a quarta por 1 x 0.