Foto: Romário Junior
O resultado do clássico paulista que Palmeiras e Santos farão na noite deste primeiro sábado (3) de novembro, no Allianz Parque, pode aumentar muito a motivação do Flamengo para o jogo do dia seguinte com o São Paulo, no Morumbi. A vitória do Santos deixaria o Flamengo só a um ponto do líder, em caso de vitória na tarde de domingo (4), no Morumbi, onde o São Paulo também jogará as últimas fichas por um título que parece mais distante a cada rodada.
EXPRESSIVOS – Dignos de serem exaltados, os números altamente expressivos do Palmeiras, desde que Scolari assumiu em julho. O time mantém a liderança, que assumiu na rodada 27, com vantagem de quatro pontos sobre o vice-lider. Não à toa, está há 16 jogos sem perder no Brasileirão 2018, com aproveitamento invejável de 82,2%, e em 14 jogos sofreu só 4 gols. Scolari completa neste sábado 23 jogos e o retrospecto de 15 vitórias, 5 empates e só 2 derrotas, nas semifinais da Libertadores, resume bem a qualidade da competência do seu trabalho, sempre correto e muito aplicado.
70 ANOS – Scolari completará 70 anos na próxima sexta (9) e tem sabido se manter entre os principais técnicos do futebol mundial, graças à seriedade do trabalho que continua desenvolvendo com equilíbrio e inteligência. Atualizado, sabe muito bem acompanhar a evolução tática e tem incrível facilidade de transmitir em poucas palavras, de forma bem objetiva e direta, o que quer que seu grupo faça. Não são poucos os jogadores que conheço que exaltam seu modo de trabalhar. O líder Palmeiras tem 63 pontos – 18 vitórias, 9 empates, 4 derrotas – a defesa menos vazada (20) e o segundo ataque (48).
ARTILHEIRO – Desafio e tanto para a boa defesa do Palmeiras é o confronto com Gabriel – artilheiro do Brasileirão 2018 -, cujo rendimento voltou a melhorar com o trabalho do técnico Cuca. A prova mais eloquente é que depois de ter ficado vários jogos sem marcar, o atacante fez 11 gols em 15 jogos, com o suporte de jovens talentosos como Rodrygo, já negociado com o Real Madrid, e Diego Pituca, que também abrindo bem as portas do mercado internacional para a próxima janela de transferências.
PALMEIRAS – Weverton, Jean, Antonio Carlos, Dracena e Victor Luis; Felipe Melo, Bruno Henrique, Scarpa e Lucas Lima; Dudu e Deyverson.SANTOS – Vanderlei, Victor Ferraz, Luis Felipe, Gustavo Henrique e Dodô; Alisson, Diego Pituca e Carlos Sanchez; Rodrygo, Gabriel e Bruno Henrique (Derlís Gonzalez). O Santos, se vencer, só pode subir uma posição, porque se igualará em pontos (49) e em vitórias ao Atlético (13), se o time mineiro não ganhar do Grêmio, sendo então ultrapassado no saldo de gols. Braulio Machado, da Federação Catarinense, apita Palmeiras x Santos.
CLÁSSICO DO RIO – O Fluminense volta motivado ao Maracanã, depois de se classificar à semifinal da Sul-Americana, ao eliminar o Nacional, no Uruguai. O clássico das cinco da tarde com o Vasco – ainda sem ganhar como visitante – deve atrair bom público ao Maracanã. Quem ganhar só vai subir, no máximo, duas posições. O Vasco, se perder, pode cair até três; o Fluminense, só cairia duas. Luis Flavio Oliveira, da Federação Paulista, apita o clássico carioca.
NO MESMO LUGAR – A vitória deixará Atlético Mineiro ou Grêmio na mesma posição após a rodada. Quinto, com 52 pontos, o Grêmio, se vencer, não alcançará o São Paulo (56). Sexto, com 46 pontos, o Atlético Mineiro, se ganhar, ainda ficará três pontos atrás do Grêmio. Wagner Magalhães, da Federação do Rio, apitará neste sábado (3), no estádio Independência, em Belo Horizonte.