Depois dos contatos com os espanhóis Domènech Torrent, de 58 anos, e Fernando Hierro, de 52 anos, os representantes do Flamengo terão encontro hoje (27), em Lisboa, com o português Carlos Carvalhal, de 54 anos, preferido para assumir o time, por ter a mesma filosofia de jogo do técnico Jorge Jesus. Carvalhal terminou o campeonato com o Rio Ave em quinto lugar e vaga na Liga Europa, uma espécie de Série B da Liga dos Campeões disputada pelos times mais importantes do mundo.

POUCO TEMPO – Depois de perder o técnico para o Benfica, o Flamengo chegou a dizer que não havia pressa para contratar o substituto, mas o tempo da estreia no Campeonato Brasileiro está encurtando e o clube precisa acelerar a negociação. O novo treinador, mesmo que acerte nas próximas horas, não disporá de mais de uma semana para conhecer os jogadores e preparar o time, de vez que a estreia será no segundo domingo (9) de agosto, no Maracanã, com o Atlético Mineiro.

OS VALORES – O acerto com o novo técnico passará também pela proposta que fizer, em virtude da desvalorização do real frente ao euro, o que antes não preocupava o Flamengo. Sem saber quando o Campeonato Brasileiro poderá ter a volta do torcedor, o clube também se preocupa com a cobertura do custo do elenco, o mais caro do país, ainda mais depois de decidir que não vai efetuar redução de salário dos jogadores, o que só será aplicado aos funcionários.

A MULTA – Os dirigentes que estão na Europa esperam que o Benfica efetue até depois de amanhã (29) o depósito de um milhão de reais – R$6.100 mil –, valor da multa estipulado quando Jorge Jesus acertou a renovação do contrato, que acabou rompendo pelo interesse, pressionado pela família, de voltar a Portugal. Os dirigentes do Flamengo revelaram que o acerto foi apenas verbal, mas contam com o bom relacionamento com o clube português para que não deixe de pagar a multa.

DOIS E DOIS – Depois da estreia no Maracanã com o Atlético Mineiro, domingo, 9 de agosto, às 16 horas, o Flamengo fará os dois jogos seguintes como visitante, com times que estão de volta à Série A, o Coritiba, no estádio Couto Pereira, e o Atlético Goianiense, no estádio Olímpico de Goiânia. Na quarta rodada, o adversário será o Grêmio, no Maracanã, onde o Flamengo terá o mando de campo para o primeiro clássico com o Botafogo.

Foto: Carlos Carvalhal / Divulgação