Os dois times mais populares do país abrem na noite desta quarta (12) a decisão da vaga para a final da Copa do Brasil de 2018, dirigidos pelos técnicos mais novos entre os quatro semifinalistas: o paulista Maurício Barbieri, do Flamengo, de 36 anos, e o carioca Jair Ventura, do Corinthians, de 39. Na outra semifinal, entre técnicos gaúchos, Luis Felipe Scolari, do Palmeiras, de 69, é treze anos mais velho que Mano Menezes, do Cruzeiro, de 56 anos.

FLAMENGO terá o apoio de 70 mil torcedores no Maracanã, com a segurança reforçada pelo Grupamento de Policiamento em Estádios (Gepe), sob o comando do tenente-coronel Sílvio Luis, com 1.616 homens, o maior efetivo do ano do Flamengo no estádio, em jogo classificado como evento de alto risco. Com direito a só cinco por cento dos ingressos, os torcedores do Corinthians serão apenas 2.150. 

CORINTHIANS e Flamengo estão em perigosa área de atrito. O presidente do Corinthians abriu guerra contra o presidente do Flamengo, acusando-o de tentar aliciar Fabio Carille, ex-Corinthians, atual técnico do Al Wehda, da Arábia Saudita. Andrés Sanchez diz também que Eduardo Bandeira está usando o clube para se promover como candidato a deputado, daí ter questionado o sorteio do catarinense Braulio Machado, árbitro de Flamengo x Corinthians, por causa da confusão do jogo com o Palmeiras, em que o Flamengo teve três expulsos, assim como o adversário.

FLAMENGO e CORINTHIANS não anteciparam as escalações. O Flamengo terá Paquetá e Cuellar, voltando de jatinho dos Estados Unidos, após terem jogado na noite de ontem (11) pelas seleções do Brasil e da Colômbia. O clube teve que assinar termo de responsabilidade, exigido pela Confederação Brasileira de Futebol, devido ao intervalo de 24 horas em que vão jogar, quando a lei exige o mínimo de 60 horas entre dois jogos.

MAURÍCIO BARBIERI, paulistano de 36 anos, iniciou a carreira na base do FC Porto, em 2004, quando o time era dirigido pelo português José Mourinho, hoje no Manchester United, e foi campeão europeu e mundial interclubes. Na volta, assumiu o sub-20 do Audax, em São Paulo, sendo transferido para o Rio. Tornou-se interino do Flamengo, com a saída de Carpegiani, em 30 de março de 2018, e três meses depois foi efetivado técnico em 28 de junho.

JAIR VENTURA, carioca de 39 anos, ex-atacante, jogou em times pequenos de 99 a 2006, primeiro no São Cristóvão e por último no Madureira. Iniciou como assistente-técnico do Botafogo em 2009 e só assumiu o time principal, que dirigiu em 95 jogos, em 2016, saindo no fim de 2017. Ficou só 39 jogos no Santos, onde entrou em janeiro de 2018. Dois meses após a demissão, acertou com o Corinthians, que vai dirigir pelo segundo jogo.

FLAMENGO e CORINTHIANS estão iguais com três títulos da Copa do Brasil. O Flamengo foi campeão em 1990, 2006 e 2013. O Corinthians ganhou em 1995, 2002 e 2009. 

Foto montagem: (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) e site a semana news.